My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

domingo, 9 de março de 2014

A importância da Disciplina Filosofia no ensino Fundamental e Médio


.
.
.

.


A importância da Disciplina Filosofia no ensino Fundamental e Médio
(Para não ficarmos acorrentados na nossa ignorância)
 

Quando passamos a estudar filosofia, nos deparamos com questionamentos, e nossa vida desde a fase mais tenra é ligada no automático, no início porque alguém liga ele para nós, na sequência porque aprendemos a liga-lo sozinho, e então vamos caminhando para algum lugar, sem muitas vezes sabermos para onde.

Somos influenciados naturalmente por dois fatores, extremamente importantes na formação do ser, nossa criação (regra geral nosso pais) e o meio onde convivemos. Fato é que ambos fatores por vezes tem suas deficiências, e caberá a nós parafraseando Darwin criarmos as condições necessárias para sobrevivermos nesta selva, selva porque o lugar é desconhecido e por vezes com muitas armadilhas, algumas naturais outras nem tanto, a considerar a criatividade do ser humano e o seu lado nefasto na sua maioria das vezes adormecido, porém quando a razão não vinga, vinga então o ser primitivo, com total falta de prudência, logicamente distante do bom senso.

A base da Filosofia é a Razão, é por ela que conheceremos a emoção, a exemplo da arte, a exemplo do amor, a exemplo do que parece ser certo ou errado, é da Filosofia que vamos abstrair o que é Ética e para que serve, o que é esta tal da verdade que o conhecimento cientifico busca incansavelmente, e afinal o que quer dizer justiça.

A literatura é vasta sobre estes três temas, ética, verdade e justiça, muitas vezes sem ter a felicidade de efetivamente apresentar o que são na realidade.

Não importa o que são cada um dos três temas acima, importa que auxiliarão na trajetória de nossas vidas, pois se tivermos alguma noção sobre eles (os três temas), com certeza teremos uma condição para melhor viver.

Aristóteles, em Metafísica uma de suas principais obras, busca o sentido da busca incessante pela felicidade, algo utópico para mim, visto que a felicidade não existe, o que existe são momentos felizes, pois não há como dizer se está plenamente feliz, com tudo o que acontece em nossa volta, seja práticos, presenciamos, assistimos situações surreais no nosso cotidiano, logo dizer que estamos felizes plenamente, seria no mínimo temerário.

Sartre, Descartes, Heidegger e Kiekegaard, debruçam-se na figura da ontologia, enfim O SER é o centro de tudo, ele é o agente transformador, mas como divagar sobre o SER, sem conhecer o que diz Lacan, sobre a razão, afinal nossos atos são consequências da razão, pode ser que ela não se adequada, pois o que pensamos não esta necessariamente ligado ao que deve ser, o que deve ser muitas vezes não sabemos, intuímos, e lógico que a intuição carece de suporte, suporte este fundado na episteme, uma vez que a ausência de conhecimento, nos torna ignorantes para a análise de determinada situação.

Concluindo este breve texto, na medida que o tempo passa observamos sermos impotentes para a solução de muitos problemas existentes na nossa sociedade, o ser humano é muito imaturo, mas verdade é que ele é jovem ainda, a realidade é que ainda estamos em formação, nossa consciência é falha, e por este motivo muitas vezes agimos inadequadamente, logo perdoável, e o que mudará isso guarda relação com um único fator, o TEMPO.

Por todo o exposto fica patente a necessidade da disciplina no ensino fundamental e médio, não me referi a fases posteriores, pois se bem alicerçado o conhecimento em filosofia, regra é que sempre seremos questionadores e cumpriremos a nossa função principal de estarmos neste cosmos, fazer a diferença, construirmos algo para que a humanidade se beneficie enquanto perdurar nesta vida, viva melhor, porque para viver melhor tem que saber viver, e saber viver deve-se aprender.

Por fim, se pensar faz com que tenhamos dúvidas sobre as coisas, qual o problema de pensar, então faremos o seguinte vamos fazer duas coisas: pensar e desligarmos o automático, estas duas ações começaram a mudar O SER existente em você, e a partir daí, somente a partir daí, você poderá pensar o que existe a sua volta.


Claudionei Santa Lucia
Graduando e Pós Graduando em Filosofia

 

.






.
.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.