My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

100 Anos UFPR

.
Estive la hoje e fotografei pessoalmente. (csl)
.
.


19/12/2012 15h39 - Atualizado em 19/12/2012 15h39

Universidade Federal do Paraná completa 100 anos com festividades

Selo comemorativo do centenário será lançado durante evento em Curitiba.
Fachada restaurada do prédio histórico será apresentada com iluminação.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Curitiba
Comente agora
UFPR (Foto: Cesar Brustolin/SMCS/Divulgação)Universidade Federal do Paraná completa 100 anos nessa
quarta-feira (Foto: Cesar Brustolin/SMCS/Divulgação)
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) completa 100 anos nesta quarta-feira (19). Uma sessão pública solene, em homenagem à instituição, será realizada nesta quarta-feira, às 20h, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Durante a cerimônia,  o selo comemorativo dos 100 anos da universidade será lançado e o reitor reeleito,  Zaki Akel Sobrinho, irá tomar posse do cargo.
Depois do evento, às 21h30, irá ocorrer a apresentação da fachada restaurada do prédio histórico com uma iluminação especial. A fachada do prédio, que fica na Praça Santos Andrade, no Centro da capital paranaense, passou por uma reforma e voltou a cor original da edificação, que é branca
A data é histórica para o estado já que, também nesta quarta-feira, o Paraná comemora 159 anos de emancipação política – até 1853, ainda pertencia a São Paulo.
Atualmente, 30 mil alunos estudam na primeira universidade do país. Deste total, 26 mil fazem graduação, enquanto quatro mil cursam especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Além dos estudantes, 3.500 professores e 3.500 funcionários frequentam a UFPR.
Relação com a comunidade
Durante os 100 anos de atividades, uma das marcas que a universidade conquistou foi a relação de proximidade com a comunidade por meio de atendimentos médicos, odontológicos e jurídicos gratuitos
No Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba, 400 pessoas fazem trabalho voluntário de atendimento aos pacientes. O mesmo prédio, construído há mais de 50 anos, abriga os cursos de medicina e enfermagem.
Atualmente, o HC é o maior hospital público do Parana. Em 2011, a unidade atendeu mais de 1,2 milhão de pessoas. O HC recebe pacientes de todo o Paraná e também de outros estados, que podem usar os serviços de pronto-socorro e cirurgias, inclusive transplantes, como o de medula óssea.
Ainda na área médica, a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba foi responsável em 2011 por atender 14,6 mil pacientes.
Outros setores da universidade prestam serviços gratuitos à população. Os estudantes de direito, com a orientação dos professores, garantem o acesso da população à justiça por meio do escritório modelo de advocacia.
Os alunos do curso de psicologia atenderam, em 2011, mais de 3.500 pessoas nas clínicas da universidade. Já os alunos de odontologia, cursando o último período ou pós-graduação, também em 2011, atenderam quase 35 mil pessoas nos consultórios dentais da UFPR.

.






































.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.