My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

sábado, 2 de novembro de 2013

Religião no Mundo e nos Continentes


.
.


.
.




A religião é um tema controverso no mundo atual, muitos dizem que ela ajuda a melhorar a vida e a compreender melhor o mundo a nossa volta, amando os nossos próximos e vivendo em comunidade. Não são poucos os que hoje veem a religião como algo horroroso que causa discórdia, ódio, guerras, preconceito e fanatismo.
De qualquer forma, aqueles que odeiam a religião não podem extinguir nem a religião e nem aqueles que acreditam nela; já aqueles que acreditam em religião não podem converter a todos a acreditarem também. Uma vez que temos que conviver com os diferentes, é importante respeitar e conhecer quem pensa de forma oposta a da nossa.


Como podemos observar, o cristianismo é a maior religião do mundo, os protestantes são maioria em parte da Europa e parte dos Estados Unidos, os católicos são maioria em parte da Europa e na América Latina. Os cristãos ortodoxos são maioria em parte do leste europeu.



O islamismo é maioria em todo o Oriente Médio, no norte da África e em partes da Ásia. O hinduísmo é maioria na Índia. O judaísmo é maioria em Israel. O budismo é maioria no leste asiático.






Na Europa, as religiões já estão perdendo força a muitos anos, o protestantismo vem diminuindo num passo maior que o catolicismo. Esse vazio vem sendo preenchido pelo ateísmo, agnosticismo, secularismo e principalmente pelo islamismo em alguns países. O principal conflito religioso da religião se dá na região dos balcãs entre mulçumanos e cristãos ortodoxos.






Na Rússia, principal país ortodoxo, a população vem diminuindo a cada ano, fazendo com que o envelhecido país seja alvo do crescimento do islamismo sunita no sul do país.








No Oriente Médio, com exceção de Israel que tem maioria judaica, todos os páises se dividem entre sunitas e xiitas. Os xiitas são maioria no Irã e no Iraque, no resto dos países predomina a religião sunita. O principal conflito da região é a questão da Palestina e Israel. A Arábia Saudita sunita também possui uma rivalidade geopolítica com o Irã xiita.




A África é o oceano azul das religiões modernas, o cristianismo e o islamismo vem batalhando para arremanhar o maior número de fiéis no continente negro. Os países do norte africano são mulçumanos sunitas e os países da África Setentrional são cristãos. Existem conflitos entre cristãos e mulçumanos em vários países, entre eles a Nigéria e o Sudão.





Na Ásia, a região de maior conflito religioso é a fronteira entre a Índia e o Paquistão, mais especificamente a região da Caxemira. A Índia tem maioria hindu, mas tem regiões de maioria Sikh, cristã e mulçumana.












.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.