CEO Fashionista, Adoooro. Acho Chique!
Presidente do Yahoo enfrenta desafio de plataformas móveis
Nova CEO disse a analistas em teleconferência que quer concentrar os esforços da companhia nos "hábitos diários dos usuários" - buscas na web e plataformas móveis
Marissa Mayer, nova CEO do Yahoo!
São Francisco - A nova presidente-executiva do Yahoo, Marissa Mayer, delineou suas ambições de construir um negócio focado em plataformas móveis e propaganda baseada em buscas, apresentando publicamente pela primeira vez sua visão para o retorno ao crescimento do gigante da web em dificuldades.
.
Mayer, uma ex-estrela em ascensão no Google que assumiu o cargo de chefia no Yahoo em julho, disse a analistas em teleconferência que quer concentrar os esforços da companhia nos "hábitos diários dos usuários" --e-mail, a home page, buscas na Internet, e plataformas móveis.
Mas sua maior prioridade é elaborar uma estratégia coerente para gerir a transição da indústria para dispositivos móveis, uma mudança fundamental com a qual algumas das companhias mais inovadoras do Vale do Silício, do Facebook ao Google, estão enfrentando dificuldades.
"A onda móvel é uma imensa onda que podemos aproveitar", disse Mayer na teleconferência A presidente-executiva de 37 anos de idade falou sobre a possibilidade de trabalhar mais de perto com a provedora de ferramenta de busca Microsoft, fazendo uso ao mesmo tempo de tecnologia para fortalecer seu suas operações publicitárias por meio de características como compras automáticas.
Ela acrescentou que a companhia provavelmente começará a afastar-se de mercados internacionais que não demonstrem crescimento. Neste mês, executivos disseram que a companhia deixará a Coreia do Sul, um mercado cheio de concorrentes locais.
A ação do Yahoo subiu cerca de 4 por cento para 16,41 dólares no after-market nesta segunda-feira.
Aproximadamente 700 milhões de usuários visitam um site do Yahoo todo mês --o que o coloca entre os mais visitados do mundo. Mas a quantidade de atividade em que pessoas se envolvem em muitos sites está recuando e suas ofertas para smartphones são consideradas medíocres.
Alterando o percurso
Espera-se que Mayer concentre-se em atualizar a tecnologia e os produtos do Yahoo, alterando o percurso em relação à postura focada na mídia adotada por seu predecessor imediato, Ross Levinsohn.
O lucro trimestral da companhia superou as expectativas do mercado, mas Wall Street continua ansiosa para ouvir a nova presidente-executiva, Marissa Mayer, delinear seus planos para reavivar o crescimento da receita da companhia em dificuldades.
"Sabemos que eles fizeram uma boa limpeza", disse o analista Brian Wieser, do Pivotal Research. "Todos estão concentrados no que está na teleconferência, qual é a orientação da equipe de gestão para o longo prazo. A companhia teve um novo início, e qualquer detalhe que fornecerem na teleconferência tem grande importância".
Excluindo um ganho de 2,8 bilhões de dólares relacionado à venda de ações do Alibaba Group, o Yahoo registrou lucro operacional de 177 milhões de dólares e lucro líquido ajustado de 0,35 dólar por ação.
Analistas questionados pelo Thomson Reuters I/B/E/S esperavam lucro por ação de 0,25 dólar.
A receita líquida, que exclui taxas pagas a sites associados, foi de 1,09 bilhão de dólares, frente a 1,07 bilhão de dólares no mesmo período no ano anterior.
O Yahoo terminou o trimestre com 12 mil funcionários, mais de 12 por cento a menos do que 13,7 mil funcionários no ano anterior.
.
.
.
.
.
16/07/2012
Marissa Mayer deixa Google e vira CEO do Yahoo
Vigésima funcionária do gigante das buscas assume cargo de Scott Thompson, executivo que caiu por mentir no currículo.
Marissa Mayer era uma das porta-vozes do Google, presença constantes nos anúncios e lançamentos da empresa
Marissa Mayer, uma das executivas mais importantes do Google, foi contratada para ser CEO do Yahoo!, empresa que estava sem presidente-executivo desde a queda de Scott Thompson, em maio deste ano. Thompson deixou o cargo em razão de um escândalo desencadeado por uma mentira em seu currículo.
A nova CEO foi a 20ª funcionária do Google, sendo a primeira mulher a trabalhar como programadora no site líder em buscas na web em 1999. Na sua trajetória na empresa, a executiva contribuiu com mais de cem produtos, entre eles o Gmail. Nos últimos meses, trabalhava nas áreas de mapas e localização, supervisionando produtos como o Google Maps, Google Earth e Street View. Ela também faz parte do conselho do Wal-Mart desde abril deste ano.
Segundo o New York Times, Marissa, 37 anos, pediu demissão do Google nesta segunda-feira, 16, e deve começar no Yahoo! já na terça-feira, 17.
Em um pronunciamento, ela lembrou que no começo do Google, no final dos anos 90, os usuários não sabiam nem a diferença entre o Yahoo! e a internet, tal era o domínio do portal. Ela ainda prometeu enfocar sua gestão na captação e manutenção de pessoas talentosas nos quadros da empresa.
Apesar de ter trabalhado com o líder das buscas, dificilmente Marissa vai privilegiar essa parte do site, desativada em 2009. Desde então, as buscas no Yahoo! são feitas por meio do Bing, buscador da Microsoft. “Eu acho que a parceria foi positiva para a companhia”, afirmou ela, segundo veículos da imprensa norte-americana.
Marissa é a quinta pessoa a assumir o cardo de CEO do Yahoo! em cinco anos. Sem contar os interinos, a cadeira da presidência foi ocupada antes por Terry Semel, Jerry Yang, Carol Bartz e Scott Thompson.
O Yahoo! permanece entre os líderes do mercado de internet em audiência e faturamento, mas vai perdendo a relevância, pois não soube se adaptar à era das redes sociais e da mobilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.