My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Alice in Wonderland



O que tem a ver O Chapeleiro Maluco, com o Bobo da Corte, com as Olímpiadas?

Nada? Sim, tudo a ver no sentido que se apresenta, parecendo ser algo e efetivamente ser outra coisa, ou seja, propósitos distintos àquele aparentemente visto, enfim veja o que tem por trás destas situações, senão vejamos:


1)OChapeleiroMaluco em Alice in Wonderland





O nome "Chapeleiro Louco" foi baseado na frase "Maluco por ser um chapeleiro". Há certas incertezas quanto a origem.

Antigamente, Mercúrio era utilizado no processo de confecção de alguns chapéus, não sendo possível evitar a inalação desses vapores. Chapeleiros frequentemente sofriam de intoxicação, causando problemas neurológicos, incluindo desordem na fala e visão distorcida; Não era incomum aos Chapeleiros aparentarem perturbados e mentalmente confusos; muitos morriam cedo como resultado desta grave intoxicação.



2) O Bobo da Corte




.


.


.

3) As Olimpíadas

Nao, não é bem isso:


.
Olimpíada é o nome dado ao período de quatro anos compreendido entre duas edições dos Jogos Olímpicos. O termo "Olimpíada" também costuma ser utilizado para designar uma edição dos Jogos olimpícos, conhecidos coletivamente como "Olimpíadas".

A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.

Os jogos olímpicos tiveram inicio na cidade de Olímpia na Grécia,os participantes realizavam para homenagear o deus Zeus. Somente os homens participavam dos jogos. O vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira. Modalidades praticadas: arremesso de dardo, salto em altura, lançamento de disco, corridas, lutas e muuitas outras.

A primeira olimpíada aconteceu em 1896, na época da era moderna em Atenas, com a participação de 14 países.

.

Sim, sim, é isso aqui:





Embora não seja possível precisar com exatidão quando os Jogos Olímpicos foram criados, os primeiros registros oficiais de sua existência datam de 776 antes de Cristo. Os Jogos eram celebrados em Olímpia, um vilarejo na Grécia.

Como a maior parte dos torneios celebrados na Grécia, uma das finalidades dos Jogos Olímpicos era homenagear Zeus, maior divindade do Olímpico, segundo a mitologia grega. Os Jogos eram realizados de quatro em quatro anos e tinham o poder de interromper guerras, batalhas e combates. As disputas reuniam atletas e espectadores de todas as cidades da Grécia.

Apenas os cidadãos livres e natos que estivessem inscritos para a competição podiam participar dos Jogos Olímpicos. Os atletas treinavam em suas cidades de origem durante os quatro anos que separavam os Jogos Olímpicos. Esse período era denominado Olimpíada. No entanto, a 60 dias dos Jogos, todos os atletas se concentravam na cidade de Elis, onde passavam a se dedicar integralmente à sua preparação física.

A participação dos atletas era estabelecida por um código rígido de conduta e qualquer infração era punida com rigor. As mulheres eram proibidas de assistir às disputas e as que fossem casadas corriam o risco de serem condenadas à pena de morte caso fossem flagradas nos locais de competição.

A vitória nos Jogos Olímpicos consagrava o atleta e proporcionava glória também à sua cidade de origem.

De acordo com os registros oficiais, a celebração dos Jogos Olímpicos durou até o ano de 394 depois de Cristo, quando, por questões religiosas, foi banida pelo Imperador Teodósio, de Roma.

A celebração dos Jogos Olímpicos ficou adormecida por 1500 anos. Seu renascimento já na Era Moderna aconteceu graças aos esforços do pedagogo e esportista francês Barão Pierre de Coubertin. Disposto a reformar o sistema educacional da França, Pierre de Coubertin viu no esporte, sobretudo nos ideais olímpicos gregos, uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano.

Em 23 de junho de 1894, durante um congresso de educação e pedagogia, Coubertin defendeu a criação de um órgão internacional que unificasse as diferentes disciplinas esportivas e que promovesse a realização, a cada quatro anos, de uma competição internacional entre atletas amadores, ampliando para o mundo o que já havia ocorrido na história do Estado grego.

Nesse dia era formado o Comitê Olímpico Internacional (COI) e ficou decidido que os I Jogos Olímpicos da Era Moderna seriam celebrados em Atenas dois anos depois, em 1896. Estava criada também a concepção moderna do Olimpismo, filosofia que sintetiza a relação amigável entre as pessoas de diferentes países a partir do esporte.

Assim como na Antiga Grécia, os Jogos Olímpicos acontecem de quatro em quatro anos. A base conceitual dos Jogos Olímpicos é formada pelo esporte, cultura e meio-ambiente.

Há também os Jogos Olímpicos de Inverno, que passaram a ser disputados a partir de 1924. O intervalo de realização também é de quatro anos, mas de forma alternada com os Jogos Olímpicos de Verão.

Pierre de Fredy nasceu em Paris em 1 de janeiro de 1863. Descendente de uma família próspera e nobre, cujos antepassados haviam recebido em 1471, do Rei Luís XI, o título da nobreza francesa. Mais tarde, em 1567, um de seus ascendentes adquiriu o Senhorio de Coubertin, perto de Paris, fazendo com que a família passasse a adotar o nome da localidade para sua posteridade.

Embora tenha estudado na Universidade de Ciências Políticas, Pierre de Coubertin recusou a carreira militar e, movido por seu ideal pedagógico, optou por se dedicar à reforma do sistema educacional de seu país.

Foi assim que em 1892 apresentou durante uma conferência na Universidade Sorbonne, em Paris, o estudo sobre "Os exercícios físicos no mundo moderno". Na mesma ocasião anunciou o projeto de restabelecer os Jogos Olímpicos, idéia que fracassou diante da incompreensão geral.

Entretanto, seu ideal havia sido plantado e dois anos depois, no mesmo recinto, o projeto era aceito pelos congressistas. Estava criado o Comitê Olímpico Internacional, do qual o Barão Pierre de Coubertin foi presidente entre 1896 e 1925.

Faleceu de forma repentina em 2 de setembro de 1937, em Genebra, na Suiça. Seguindo o testamento que havia deixado, seu corpo foi enterrado na Suíça, país que havia oferecido compreensão e abrigo à sua obra. Mas seu coração deveria ser levado ao santuário de Olímpia, na Grécia, onde permanece depositado em um obelisco de mármore.


A fim de evitar o gigantismo dos Jogos Olímpicos, o que poderia tornar inviável a organização dos mesmos, o Comitê Olímpico Internacional vem limitando o número de participantes nesta competição. Como exemplo, para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004 a entidade estabeleceu um número máximo de atletas: não mais do que 10.500.

Assim, para um esporte, modalidade ou prova ser disputado nos Jogos Olímpicos, este deve entrar no lugar de algum outro esporte, modalidade ou prova. Resumindo: para alguém entrar, alguém tem que sair.

A decisão de quem entra ou sai do programa dos Jogos Olímpicos é tomada pelo COI, a partir de análises técnicas do esporte, modalidade ou prova.

Esportes e modalidades que já foram olímpicos:

. Arremesso de disco e dardo com as duas mãos (1912)
. Arremesso de pedra de 6,4 quilos (1904)
. Cabo-de-guerra (1900 a 1920)
. Corrida de barcos (1908)
. Críquete (1900)
. Doze Horas de Ciclismo (1896)
. Golfe (1900 e 1904)
. Levantamento de peso com uma só mão (1896 a 1904)
. Pólo (1900, 1908, 1920, 1924, 1936)
. Rúgbi (1900, 1908, 1920 e 1924)

Modalidades que integram o programa dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008:

. Atletismo
. Beisebol
. Badminton
. Basquete
. Boxe
. Canoagem (slalom)
. Canoagem (velocidade)
. Ciclismo (estrada)
. Ciclismo (mountain bike)
. Ciclismo (pista)
. Ciclismo (BMX)
. Esgrima
. Futebol
. Ginástica (artística)
. Ginástica (rítmica desportiva)
. Ginástica (trampolim acrobático)
. Handebol
. Hipismo (adestramento)
. Hipismo (concurso completo de equitação)
. Hipismo (saltos)
. Hóquei na Grama
. Judô
. Levantamento de Peso
. Lutas (livre e greco-romana)
. Maratona Aquática
. Natação
. Nado Sincronizado
. Pentatlo Moderno
. Pólo Aquático
. Remo
. Saltos Ornamentais
. Softbol
. Taekwondo
. Tênis
. Tênis de Mesa
. Tiro
. Tiro com Arco
. Triatlo
. Vela
. Vôlei
. Vôlei de Praia

Fonte: COB - Comitê Olímpico Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.