"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,depende de quando e como você me vê passar." Clarice Lispector -- Decifra-me, com certeza se surpreenderá!
My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Marcelo Gleiser
xx
xx
xx
xx
xx
XXX
xx
xx
Marcelo Gleiser (Rio de Janeiro, 19 de março de 1959) é um físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista. Conhecido nos EUA por seus lecionamentos e pesquisas científicas, no Brasil é mais popular por suas colunas de divulgação científica na Folha de S.Paulo, um dos principais jornais do país. Escreveu sete livros e publicou três coletâneas de artigos. Já participou de programas de televisão do Brasil, dos EUA e da Inglaterra, entre eles, Fantástico. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia.
xx
xx
Biografia
Quando criança, morando no Rio de Janeiro, gostava de tocar violão e jogar vôlei. Mesmo não se interessando então por matemática, desde cedo eram claros seu interesse e paixão pela Natureza. Queria ser músico, mas seu pai Isaac, dentista, convenceu-o a mudar de idéia, pois segundo ele, a música seria uma escolha arriscada, tornando incerto seu futuro profissional. Após cursar dois anos de Engenharia Química, Gleiser transferiu-se para o curso de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Bacharelou-se em 1981. No ano seguinte fez seu mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e em 1986 obteve seu doutorado no King's College London na Universidade de Londres. Desde 1991, é professor de Física e Astronomia e pesquisador em uma renomada universidade norte-americana, a Dartmouth College em Hanover, EUA. Já fez parte do grupo de pesquisadores do Fermilab, em Chicago, e do Institute for Theoretical Physics da Califórnia. Recebeu bolsas para pesquisas da NASA, National Science Foundation e da OTAN.
Articulista do jornal Folha de S. Paulo desde 1997, Gleiser divulga a ciência trazendo explicações simples para milhares de leitores. Dentre outras, ministra uma disciplina em Dartmouth chamada "Física para Poetas", extremamente popular na universidade, atraindo pessoas que não possuem ligações com a física. Essas aulas se caracterizam por relatos da história da ciência e dos cientistas juntamente com explicações sobre os fundamentos da física no laboratório através de experiências e demonstrações em sala de aula.
Em 1994 ganhou do presidente norte-americano Bill Clinton o prêmio Presidential Faculty Fellows Award por seu trabalho de pesquisa em cosmologia e por sua dedicação ao ensino. Em 1995 ganhou o Dartmouth Award for Outstanding Creative or Scholarly Work e venceu em 2001 o prêmio José Reis de Divulgação Científica. Em 2001, Gleiser foi eleito Fellow da American Physical Society, a Sociedade de Física Americana, da qual é membro. Seu ensaio Emergent Realities in the Cosmos apareceu na antologia Best American Science Writing 2003, editada por Oliver Sacks.
Em 1997 lançou no Brasil seu primeiro livro, A Dança do Universo, que trata da questão da origem do Universo tanto sob o ponto de vista científico quanto religioso. O livro, escrito para o público não-especializado, tornou-se num marco da divulgação científica no Brasil[carece de fontes].
Em 1998 ganhou o Prêmio Jabuti por esse livro, prêmio que viria a repetir em 2002 pelo livro O fim da Terra e do Céu. No ano de 2005 lançou uma coletânea de suas colunas publicadas na Folha de S. Paulo de 1999 a 2004 intitulada Micro Macro. A sua primeira obra inspirou uma peça de teatro do grupo Arte e Ciência no Palco, que estreou no Festival de Curitiba, e foi apresentada em vários teatros e festivais no Brasil e em Portugal. Em 2006, publicou A Harmonia do Mundo, seu primeiro romance e também um best seller, sobre a vida e obra do astrônomo alemão Johannes Kepler. Em 2010, publicou o livro "Criação Imperfeita: Cosmo, Vida e o Código Oculto da Natureza", onde faz criticas a várias das ideias de unificação na física, argumenta que as assimetrias do Universo não tiveram origem a partir de um Deus, e que são as imperfeições que causaram e causam a formação de estruturas na Natureza, do átomo às células. O livro foi publicado em sete línguas.
Em Setembro de 2006 estreou nos cinemas o filme O Maior Amor do Mundo, de Cacá Diegues, com consultoria de Gleiser. O filme conta a história de um astrofísico que volta ao Brasil.
Em 2006, apresentou um bloco no programa dominical Fantástico, da Rede Globo, chamado "Poeira das Estrelas". O programa fala sobre ciência, mantendo o foco na astronomia e na origem da vida, muito semelhante à série Cosmos, de Carl Sagan.
Em 2008, apresentou no programa Fantástico mais uma série com conteúdo científico, intitulada "Mundos Invisíveis", onde explorou a história da física e da química da alquimia à física de partículas elementares.
Em 2010, narrou o documentário Como Funciona o Universo, exibido pelo canal Discovery Channel.
Atividades
Marcelo Gleiser, além de dar aulas na universidade, realiza palestras e também leciona em cruzeiros com caçadores de eclipses. Já viajou de Zanzibar a Madagáscar e pelo Mar Negro. Nessas viagens aproveita para praticar mergulho.
Possui como hobby a pesca com isca artificial (fly fishing), que pratica na cidade onde mora, Hanover. Lá, além da pesca, gosta de praticar alpinismo. Mantém amizade com o escritor norte-americano Oliver Sacks, a quem faz visitas em Nova Iorque. Também é amigo de Roald Hoffmann, ganhador do prêmio Nobel de Química de 1981. Roald já desfilou com Gleiser pela escola de samba Unidos da Tijuca vestidos de Santos Dumont, no carnaval de 2004.
Vive com a família no estado de New Hampshire, nos EUA.
[editar] Artigos científicos selecionados
"An Analytical Characterization of Oscillons: Their Energy, Radius, Frequency, and Lifetime", with David Sicilia, Phys. Rev. Lett. 101, 011602 (2008).
"A Class of Nonperturbative Configurations in Abelian-Higgs Models: Complexity from Dynamical Symmetry Breaking", with Joel Thorarinson, Physical Review D 79, 025016 (2009).
"An Extended Model for the Evolution of Prebiotic Homochirality: A Bottom-Up Approach to the Origin of Life", with Sara Walker, Orig. Life Evol. Biosph. 38, 293-315 (2008).
"Punctuated Chirality", with Joel Thorarinson and Sara I. Walker, Orig. Life Evol. Biosph. 38, 499-508 (2008).
"Long-lived Oscillons from Asymmetric Bubbles," with A. Adib and C. A. S. Almeida, Phys. Rev. D66 (2002) 085011.
"Gauged Fermionic Q-Balls," with T. S. Levi, Phys. Rev. D66 (2002) 087701.
"Nonequilibrium Precursor Model for the Onset of Percolation in a Two-Phase System," with Rafael Howell and Rudnei Ramos, Phys. Rev. E65 (2002) 036113.
"Anisotropic Stars: Exact Solutions," with Krsna Dev, Gen. Rel. Grav. 24 (2002) 1793.
"Bubbling the False Vacuum Away", with Barrett Rogers and Joel Thorarinson, Phys. Rev. D 77, 023513 (2008).
Ligações externas
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Marcelo Gleiser
Educacional - Física para todos
Istoé - Entrevista
Dartmouth - Currículo
Dartmouth - Marcelo Gleiser
Livro de Marcelo Gleiser reúne textos publicados no caderno "Mais!"
Época - O Planeta Gleiser
Entrevista ao portal de notícias G1
Blog de Marcelo Gleiser
xx
xx
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.