My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do Professor! Parabéns!


                                     (csl) Já tive professores de todos os tipos, alguns até amei, outros detestei.

                                            Verdade, certos professores não sabem o que estão fazendo em uma sala de aula, já outros deveriam disseminar para além da sala de aula, para o mundo a forma de lidar com a transferência do saber, simplesmente contagiando o aprendente a querer saber mais e mais e mais, não se sacia, sempre quer mais, pois a forma como lhe é apresentado o sentido das coisas, é por demais eloquente, envolvente, enfim cativante, como dizia um certo Príncipe.

                                             E por falar em Príncipe, eu tenho duas referências na história, um na história ludica, O Pequeno Príncipe, onde em seu diálogo com as pessoas que "residem" em seus mundos, parece  ele ser o Sócrates, lembro-me quando em um dos mundos ele se depara com o homem "vaidoso", onde ele diz: "Eu sou o homem mais lindo, mais importante, mais nao sei o que..." E O Pequneo Principe, com a sutileza que lhe é pertinente, diz: "Mas é claro, você é o único homem deste mundo." e o Homem diz: "Ah! Apenas diga, para eu me sentir bem." Pois bem, uma pergunta bem colocada pode desmonstar o suposto argumento do eloquente emissor da mensagem.

                                              Já no segundo Príncipe a que eu me refiro, falo de Maquiável, lembrado por muitos, e apesar de muitas pessoas, em especial políticos não terem lido a sua história, conseguem agir como ele, ou seja, sem escrúpulos para atingir as suas metas, diametralmente oposto ao Pequeno Príncipe, não cativas nada, tolera momentâneamente para atingir algo, ao atingir, se desmancha como castelo de areia, pois era uma fraude, mas enfim atendeu o seu intento.

                                               Ah! É lógio tem o Principe Caspian, da trilogia Cronicas de Narnia, que eu amo, como O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa, muito bom...

                                               Em minha trajetória como aprendente e como professor, pude me deparar com situações muito interessantes, daquelas que aprendemos em sala de aula com alunos, e daquelas que "desaprendemos" com professores, em especial aqueles que se lamuriam alegando serem mal remunerados, ora a profissão de Professor, não é uma Profissão que você está em um CARGO, uma posição, Professor ou você é ou você não é, não é a credencial de ter passado em um concurso que lhe permite ostentar a posição de PROFESSOR, esta atividade deve ser vocacionada, assim como deveria ser o Médico por exemplo, aliás próximo do seu dia, dia 18/10/2011 é o dia do Médico, já para lembrar.

                                               Pois bem, ainda nesta questao de remuneracao é impossivel compreender porque um Professor se diz mal remunerado, uma vez que a carga horaria dele é diferente da carga horária de uma outra profissão convencional, bem como se ele efetivamente seguir a carreira, no topo da mesma, gozará de prestígio e prerrogativas jamais as vezes alcancadas por outras profissoes, a exemplo de quem detem um titulo de Mestrado ou Doutorado ter a benesse de transitar do Oiapoqui ao Chuí (Em qualquer lugar do País, sim distinção de local), sem a mínima possibilidade de ficar desempregado, podendo optar por trabalhar nas Faculdades/Universidades COMERCIAIS, bem como sendo concursado nas Universidades Estaduais e Federais, desta forma, reclamar do que?

                                                 Conheço Doutores da USP que além de ministrarem aulas, sendo muito, mas muito bem remunerados, ainda não tem agenda para os convites que recebem para ministrarem palestras, work shops,  e tudo mais pertinente a linha de conhecimento deles.

                                                  Um professor com 20 horas aula semana em qualquer falculdade não recebe valor inferior a R$ 1.200,00 se pensarmos que ele pode ter tres turnos, ou mesmo que dois e mais de uma turma, poderao entao imaginar até onde poderá chegar o salário do mesmo.

                                                   Um Professor na FGV, com dedicação total não recebe valor inferiora R$ 9.000,00 desde que garanta uma producao cientifica no decorrer de sua estada na instituicao.

                                                    Amo esta minha segunda atividade, parabenizo os meus pares, e para que tenhamos um País melhor, só existe um caminho, investir em Educação e Pesquisa, não há outro caminho.

                                                    Nossa produção cientifica é ridicula comparada a outros países, e isto deveria mudar, assim penso e assim desejo, somos o 13o no Mundo e em Inovação o 47o.(1)

                                                     Aos que pensam que o mercado de trabalho esta saturado, e que estudar é bobagem, apenas lamento. Sou uma pessoa realizada profissionalmente, em especial pela minha sólida formação teórica, pelas instituições de ensino que passei, e logico por minha dedicação também, devemos fazer a nossa parte.

                                                      Após a graduação, a especialização é necessária, bem como a contínua reciclagem, e por fim, não ficar adstrito a sua área, e sim buscar conhecimento nas áreas correlatas a sua, buscando complementar a sua formacao, para que se tenha uma visao interdisciplinar, e quando for participar de um projeto a multidisciplinaridade dos membros (do grupo) deste projeto com certeza fará a diferença para o obtenção do êxito do mesmo.

                                                       Concluo este post ratificando a mensagem inicial, é como o coach (treinador), não se deve somente apontar para as estrelas (se entendermos lá ser o ápice onde desejamos alcançar), mas auixiliar a alcança-las, jamais entregá-las de pronto, jamais, mas pari passu alcança-las, com perserverança. A auto-motivação se faz necessária como para tudo na vida, afinal a VIDA É NOSSA e não dos outros, como gosto de dizer " E NÃO DE OUTREM ".(csl)
.

(1)



Fonte: http://www.mct.gov.br/upd_blob/0217/217221.pdf
          http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2011/0726.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.