(csl) Existe uma grande diferença entre empresários e donos de negócios, donos de negócios são estes do tipo do suposto "empresário" abaixo, que acha que contador é engenheiro, despachante, guarda-livro, e furta-se da sua responsabilidade procurando um bode expiatório para a sua ingerência.
Os donos de negócios não sabem qual é a função de um contador, confundem-o com despachante, e infelizmente alguns contadores, não são contadores mesmo, são guarda-livros, daqueles que ficavam em uma escrivaninha, com uma viseira, e nao enxergavam o mundo lá fora, tinham uma letra bonita, e escrituravam aqueles belos livros denominados diários, hoje substituídos pela alta tecnologia denominados SPED Contábil.
Alguns contadores merecem o rótulo que tem, são contratados, recebem pouco, mas nada tem para oferecer, sabem apurar os impostos mal e porcamente, isto se os seus fregueses clientes forem empresas tributadas pelo simples.
Entao os donos de negócios tem os guarda-livros/despachantes que merecem.
Responsabilizar um Contador, pela explosão do restaurante é algo surreal.
Uma pessoa que deseja empreender ou seja julga-se empreendedora, não saber que para ter um estabelecimento, em especial cuja atividade seja restaurante, que não faz uma pesquisa, que nao visita o site do sebrae, conversa com amigos, nao conhece o ramo, que quer se aventurar e alegar desconhecer que a primeira coisa para se estabelecer é saber se o imóvel onde deseja instalar a sua empresa, se o mesmo é/esta regular, bem como não é possível iniciar uma atividade sem dar conhecimento a Prefeitura Local, pedindo autorizacao, esta obrigatoriamente exigirá a depender da atividade vistoria por parte dos bombeiros e vigilancia sanitaria, em especial se estivermos falando de um restaurante, isto seja para a sua instalacao inicial ou renovação de alvara.
Complementando, a Fazenda Estadual que concederá a Inscricao Estadual, deveria fazer uma vistoria, embora pela legislacao do Simples, esta vistoria na maioria dos Estados é dispensada.
Aonde que poderia responsabilizar um contador pela explosão, porque ele foi contratado para renovar o alvará, entao ele quedou-se silente e nao foi atras, pois demorou para a prefeitura dar a resposta, e entao, o que fez o DONO DO NEGÓCIO, nao cobrou o seu contador, o negócio é dele, não é do contador, onde está a responsabilização do contador nesta questao?
Nao compreendi o que o CRC-RJ tem a fazer com esta situacao, recepcionou a denuncia com certeza pelo clamor da populacao, esta parecendo caso criminal, tem que existir uma manifestacao para acalmar a populacao. Por favor me poupem. Rídiculo isto.
Vou mandar uma carta para o colega, perguntando se ele quer auxilio na defesa administrativa junto ao CRC-RJ e propor a ele que mova uma ação de danos morais contra este Dono de Negócio, para que ele sinta o peso da Justiça antes de manifestar-se falando abobrinhas. (csl)
.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Depois do proprietário do restaurante Filé Carioca acusar seu contador de ter toda a responsabilidade na explosão que ocorreu na última quinta-feira e deixou três pessoas mortas, o Conselho de Contabilidade informou através de nota que vai investigar a responsabilidade do contador.
O Conselho informou ainda que todas as medidas legais necessárias serão tomadas, caso seja comprovado atos falhos por parte do contador do restaurante.
Na tarde de ontem (17), o proprietário do estabelecimento, Carlos Rogério do Amaral, disse, em depoimento na 5ª DP, que a responsabilidade do acidente são do contador e de outras pessoas que ficaram responsáveis pela legalização do estabelecimento.
Em geral, segundo o Conselho, um contador pode ser o responsável pela legalização e abertura de uma empresa. Mas os empresários também podem apelar para outros profissionais para legalizarem seus estabelecimentos.
O caso foi encaminhado ao setor de fiscalização para apurar e recolher todas as informações relevantes diante das denúncias de envolvimento do contador.
Fonte: Jornal do Brasil.
Fonte II: http://informacaocontabil.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.