My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

sábado, 8 de outubro de 2011

Ideologia

.



.                                 (csl) Quando do desenvolvimento de uma obra acadêmica, aliás obra, não porque ainda não foi validada, digo um projeto para colocar sob a avaliação de pessoas renomadas da academia, a situação interessante é a idealização do tema a ser colocado em pauta, a primeira questão é QUAL É O TÍTULO, depois ou até antes, questionar porque alguém se interessaria em ler sobre o que você escreveu.

                                         Costumo pensar que o que eu vou escrever tem que ser algo instigante, e deve contribuir para o meio acadêmico, bem como para a sociedade de modo geral, isto posto, fazer a pesquisa sobre um tema que realmente importe, e não um tema que interesse somente ao seu "umbigo".

                                         Entao uma outra etapa que devemos percorrer é o tal marco teórico, ou seja, o que já existe em termos de literatura sobre o que voce tem a pretensa idéia de escrever, entao voce poderá se deparar com um tema batido ou com um tema jamais debatido, ou ainda debatido de forma timida.

                                         Então voce se mune de coragem e propoe o tema ao seu orientador, ele dirá o que os livros de metodologia cientifica contam para nós, ou seja, se escolher um tema muito batido, não dispertará o interesse nos interlocutores, porém se que quiser escolher um tema que jamais foi debatido, terá que ser algo muito bom, e também voce deverá estar no mínimo na fase de Doutorado, pois ira escrever uma TESE, e não apenas discorrer sobre um tema x, entao voce terá que tomar cuidado.

                                         Cuidado? Sim, cuidado pois ao escolher algo que jamais foi escrito, deverá refletir, será que nunca escreveram, porque de fato não é relevante, ou você esta inovando, e demonstrará o quanto é importante a sua TESE? Entao cuidado ao inovar, e ainda terá o problema de convencer o seu orientador, pois se ele nao achar viável, esqueca o tema ou troque de orientador.

                                         Bem, por fim a mensagem passada na breve historinha em quadrinhos contada acima, faz todo o sentido infelizmente, a considerar os inumeros trabalhos academicos que temos acesso e que nao minha visao nao tem o propósito algum de serem uteis, é lógico que existem muitos trabalhos excelentes, mas ao pesquisarmos nos deparamos com cada coisa... (csl)


Post inspirado após ler o blog do colega: http://contabilidadefinanceira.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.