My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um pouco dos atrativos de Parnaíba e redondezas

1. Lagoa do Portinho (Parnaíba)






De fato moramos em um lugar repleto de belezas naturais.

A Lagoa do Portinho, patrimonio ecologico piauiense,  e um exemplo disso. Com suas aguas mornas, escuras e uma vegetação ainda preservada, o local recebe semanalmente milhares de pessoas de varios estados brasileiros que passam a desfrutar - por um custo ainda baixo - do banho, dos passeios de lancha e jet sky, da roda de samba nos fins de semana e o por do sol nas dunas presentes naquele lugar.

O Centro Recreativo Lagoa do Portinho do SESI faz parte integrante desse leque de oportunidades turisticas, com uma estrutura que atende cerca  de 200 hospedes distribuidos em chales e apartamentos. Segundo a direçao, as reservas para empresas e instituiçoes são as mais procuradas e explica, " O hospede tem aqui um local agradavel para o descanço e o lazer. Desde as acomodações ate o cardapio do restaurante regionalizado", garantiu Rita Holanda, avisando que para o mes de julho a maioria das reservas ja foram feitas.

Para mais informações, no celular (86) 9412- 2975.









2. Praia da Atalaia - Luis Correia  (Cidade badalada, á 17 kilometros de Parnaíba)







Orla de Atalaia

O Governo do Estado oficializou, através de decreto publicado no Diário Oficial, a criação do Comitê Gestor da Orla de Atalaia. A obra foi inaugurada, nessa quinta-feira (28), fruto de um investimento de aproximadamente R$ 7,5 milhões, e o Comitê congregará instituições públicas e privadas, com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento sustentável e includente.

O Comitê Gestor da Orla de Atalaia trabalhará para a conservação da orla nos padrões estabelecidos em seu projeto de urbanização, com uma prática de co-responsabilidade e partilhamento de decisões.

Entre as competências do Comitê estão: promover a utilização racional da infraestrutra e dos equipamentos, manter a qualidade da infraestrutura e dos equipamentos adequados aos respectivos usos, prevenir e defender a orla contra atos de vandalismo, garantir a prevenção e defesa contra incêndios, promover ações de conservação ambiental e turismo sustentável, opinar, quando solicitado, sobre programas e assuntos relativos ao turismo e meio ambiente à Orla de Atalaia e prevenir contra riscos e agravos à saúde dos turistas, visitantes e usuários dos equipamentos da Orla de Atalaia.
Fazem parte do Comitê Gestor da Orla de Atalaia, a Secretaria do Turismo do Estado do Piauí (Setur), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Superintendência do Patrimônio da União no Piauí (SPU), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Piauí (Sebrae), Prefeitura de Luís Correia, Associação dos Empresários dos Bares e Restaurantes da Orla de Atalaia, Ong Care Brasil e Administração da Orla de Atalaia.

Por Flávio Meireles/CCom
Edição Blog do Pessoa 

Fonte: http://carlsonpessoa.blogspot.com/2011_04_01_archive.html


3. Delta do Parnaíba






http://www.deltadoparnaiba.com.br/






4. Praia do Coqueiro (Luis Correia)





O Kitesurf ficou conhecido mundialmente há pouco tempo, chegou ao litoral parnaibano há alguns anos, pois o vento é constante e forte durante 8 meses do ano, de Junho à Janeiro. Muitos estrangeiros, ao conhecer esse pedaço do litoral brasileiro, decidem residir aqui por ser um ótimo local para pratica de esportes à vela, que necessitam de bons ventos.

O vídeo possui fotos dos riders em ação e da Praia do Coqueiro, Luis Correia-PI.

Espero q curtam a paisagem e o esporte!

Se interessar passar as férias por aqui, será muito bem-vindo(a)!

Música: LCD Soundsystem - Tribulations




.

Parnaíba-PI

Parnaíba reúne a biodiversidade da floresta ao preservado encontro do rio com o mar.


No coração da “Rota das Emoções”, que contempla também Jericoacoara e Lençóis Maranhenses, o Delta do Rio Parnaíba é um espetáculo à parte. Localizado no extremo norte do Estado do Piauí, na divisa com o Maranhão, é o único delta das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo. Suas ramificações, braços formados pelo rio antes de encontrar o mar, desenham um arquipélago com mais de 75 ilhas, dunas, lagoas de água doce e uma exuberante floresta tropical que presencia o espetáculo raro preparado pela natureza.


Santuário ecológico de rara beleza, o delta mantém áreas de preservação que protegem seus mangues, igarapés, lagoas naturais e a fauna silvestre construindo uma paisagem aparentemente intocada pela presença humana. Suas principais divisões delimitam o território das maiores ilhas da região, dotadas de boa infra-estrutura para visitação. São elas: Canárias, Igaraçu, Ilha do Caju, Ilha da Melancieira e Tutóia.


Além do precioso cenário construído pelo encontro das águas do Parnaíba com o mar, o litoral piauíense ainda reserva mais surpresas a serem exploradas. Em seus 66 km de extensão, menor litoral do país, nunca o ditado “melhor qualidade do que quantidade” se fez tão verdade. Em suas praias, visitadas quase que exclusivamente por moradores locais, o clima de tranquilidade se faz presente. Água límpida e transparente e algumas rajadas de vento trazem pescadores, banhistas e os praticantes de kitesurf em busca de adrenalina, unindo o prazer pelo esporte à contemplação da costa paradisíaca.


Artesanato
DELTA DO PARNAÍBA
Pôr-do-sol no Porto de Tatus
Casario histórico no Porto das Barcas
ONDE FICAR

O setor artesanal do Estado do Piauí tem muitos motivos para se orgulhar. Considerado um dos melhores e mais bonitos do país, construiu na relação do homem com a natureza suas principais fontes de inspiração. Desde o interior do Estado, onde a forte interação com a terra fez nascer uma genuína vocação para a cerâmica, no litoral encontramos novas vertentes para as artes manuais.


Das fibras da carnaúba e das taboas, os artesãos de Luís Correia e Parnaíba retiram a resistência necessária para executar seus trançados. Móveis, balaios e objetos de decoração surgem de uma infinidade de fitas, que unidas e trabalhadas rapidamente pelas habilidosas mãos desses artistas, preenchem os espaços de casas e apartamentos por todo o país. Com um toque mais feminino, as artesãs da Ilha Grande de Santa Isabel dão cores às palhas e criam verdadeiras obras de arte dignas de figurarem nas mais respeitadas vernissages de arquitetura e design de interiores.

Ainda em Ilha Grande, encontramos as famosas rendeiras do Morro da Mariana. Na sede da associação, o som dos bilros se mistura à gostosa conversa entre as mais novas e as já tradicionais artesãs. Em 2001 elas tiveram seus trabalhos consagrados no São Paulo Fashion Week, quando o estilista Walter Rodrigues levou as trabalhadas rendas para suas criações.


Hospedagem:
Pousada Vila Parnaíba
(86) 3323-2781
Rua Joaquim Lopes, 500 – NS Carmo
Parnaíba – Piauí
Fonte: http://www.brasilturismo.blog.br/onde-fica-o-delta-do-parnaiba.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.