My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Marca nos Pequenos Negócios

.




                                     (csl) Gostei da mensagem, em algumas passagens me senti um pouco desconfortável ao ler, mas como sempre, o que importa é a essência, se for demasiadamente distante do que o meu suposto leitor deseja ler eu suprimiria, mas em alguns casos se eu fizer, não será autêntico o texto, destarte mantenho a originalidade. (csl)
 
Texto de outrem:
 
 
Se você tem um pequeno negócio, ou está pensando em montar um, terá que optar entre dois caminhos:

- Disputar preço com os concorrentes;
- Ter proposições de valor fortes o bastante para diferenciá-lo de seus concorrentes.


A maior merd@ que existe no mercado é a disputa de preços!

Suas margens estarão sempre comprometidas, haverão brigas com os fornecedores, com os concorrentes e com os clientes.

Ah tá! Sua marca tem um diferencial... Então me responda com sinceridade e frieza:

- POR QUE EU DEVERIA COMPRAR SUA MARCA E NÃO A DO CONCORRENTE?

Essa pergunta é muito mais complexa do que parece e ela só tem essa falsa aparência de simples, para quem não tem a real noção de sua marca, ou do mercado.
 
Em muitos casos, as pequenas empresas possuem uma marca com diferencial, mas este não é percebido em sua totalidade por seus clientes-alvo e daí não oferecem um melhor custo x benefício que o do concorrente.

Já disse aqui no Blog que "O Cara" do negócio deve entender de tudo um pouco, ter uma boa equipe e enxergar sempre adiante para tomar as melhores decisões.

No caso do Marketing, você deve ter alguém fera a seu lado, pra cuidar apenas disso, um especialista.

Eu ainda não tenho essa pessoa e já cansei de disputar preços, embora minha marca tenha diferencial.
 
Tenho que criar uma eficiente estratégia de Branding e aproveitar meu Market Share e o valor que minha marca já adquiriu sozinha.

Como eu sei qual o valor da minha marca?

Essa é simples! Minha marca vale o que meus clientes pagam a mais por ela, em vista do que pagariam a um concorrente.

Em meu segmento, no meu Mercado, eu tenho o preço mais alto e decido quando haverá reajustes. A "concorrentaiada" vem tudo atrás! E vêm fervendo! E é nessa hora que ocorre a guerra de preços, sempre após um reajuste. Sofremos algumas baixas, que depois de um tempo até voltam, mas essas baixas não deveriam acontecer.

Mesmo já tendo algum valor de marca, vejo que ela ainda não é percebida em sua totalidade pelo cliente e tem muito espaço para ser trabalhada ainda.

Por isso estou buscando ajuda!

Essa ajuda me ajudará primeiramente em definir minha estratégia de Branding e na comunicação do valor para o cliente. Esse é o foco! Mesmo porque não tenho bund@ o bastante pra bancar uma ajuda no Marketing geral para a empresa.

Muitos pequenos empresários não curtem investir em capital intangível, achando ser coisa apenas para grandes empresa, mas deveriam tentar fazer algo mais focado, como estou fazendo. Na verdade essa conta não será um custo e sim um investimento.

Adoro o que eu faço! É trabalhoso, é quase impossível, tira o sono, exige um esforço hercúleo, deixa meio doidão, é tenso, mas a vitória é gloriosa.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.