(csl) Na data de hoje comemora-se o Dia da Secretária, desta forma registro a homenagem, e parabenizo a minha assistente/secretária pelo seu dia, bem como por sua dedicação para a CSL PJ/PF. Que as fotos acima possam representar esta classe profissional que tem um papel importante na sociedade. (csl)
Historicamente, comemora-se o Dia da Secretária no mesmo dia do aniversário de Lilian Sholes, filha de Christopher Sholes, inventor da máquina de escrever. Lilian escreveu seu nome na História quando, durante a segunda fase da Revolução Industrial, foi a primeira mulher a datilografar documentos em público.
Para entender melhor a importância das secretárias, podemos recorrer a etimologia da palavra. Secretário. Do latim, secretarium: sala de reunião de juízes, tribunal secreto, sacristia – lugar de retiro. No latim medieval; aquele a quem se pode confiar segredos.
Como a raiz da palavra sugere, essas profissionais ocupam cargos de confiança e grande responsabilidade.
Vitais para o bom funcionamento das empresas, as secretárias estão cada vez mais conscientes de seu papel no quadro como um todo.
--
Um pouco mais sobre a profissão:
História e origem da profissão de Secretária
Os primeiros registros da profissão de secretária datam dos tempos dos faraós, quando era exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas.
Com a Revolução Industrial, volta a aparecer a função de secretário e, após as duas guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, houve o surgimento da figura feminina bastante atuante na área, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a mulher surge como secretária na década de 50. Nessa mesma época, houve a implantação de cursos voltados para a área como, por exemplo, datilografia e técnico em secretariado.
O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo. Se antes precisava ser uma exímia datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição mais independente, tomando decisões e peneirando o que deve ou não chegar às mãos da chefia. A datilografia e a taquigrafia foram deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias.
Outro aspecto que também mudou foi a clássica divisão entre secretária júnior (iniciante), plena (meio de carreira) e sênior (executiva). Algumas empresas podem até usar as denominações, mas a verdade é que atualmente mesmo uma simples estagiária já pega um volume de trabalho compatível com o de uma profissional.
A moderna secretária é praticamente uma assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.
Diante disso, as palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina diária de uma secretária seriam: postura, discernimento e jogo de cintura.
Nas décadas de 60 e 70 houve a expansão da profissão, mas somente a partir dos anos 80 a categoria conseguiu, por meio de muita luta, a regulamentação da profissão, com a assinatura da lei nº 7.377, de 30/09/1985.
Com a regulamentação a classe ganhou força, surgindo os sindicatos das secretárias.
Em 1988 foi criada a Fenassec - Federação Nacional de Secretárias e Secretários em Curitiba, Paraná.
Em 7 de julho de 1989 é publicado o Código de Ética Profissional, criado pela União dos Sindicatos.
Origem da palavra Secretária
Segundo estudiosos, a palavra "secretária" tem origem no latim e deriva dos seguintes termos:- Secretarium - lugar retirado;
- Secretum - lugar retirado, retiro;
- Secreta - particular, segredo.
Fonte: http://www.metodista.br/secretariado/curso/historia-e-origem-da-profissao-secretaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.