My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

sábado, 3 de setembro de 2011

O SOPRO DIVINO - E VIU DEUS QUE ERA BOM...

Post em desenvolvimento...


Texto meu (csl):

                                 Procurar compreender a forma como se deu a origem do Universo, nao é algo apenas complexo, e sim algo extremamente complexo, e só é possível mensurar  a origem da vida, se pudermos separar a Ciencia da Crença, senao vejamos:

                                 O ponto de partida da discussao é mais ou menos a assim, poderiamos imaginar uma régua    0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10

                                  Pois, bem cientistas explicam bem as coisas, a partir por exemplo do ponto 3 em diante, nao conseguem provar nada antes disso, eles tem fórmulas para tudo, cálculos matemáticos, envolvem a física a química, até para emocoes advindas do sentimento o cientista tem como provar, justifica até algo sobre a depressao, é possivel explicar até o que é tesao cientificamente, vide ocitocinas e outras "inas", já citadas em outro post. Controla-se ansiedade com remédios poderosíssimos com receita de psiquiatras, que com base nos elementos que compoe a medicacao, vao direto ao ponto, se resolvem eu nao sei, mas paliativamente, com certeza.

                                   Mas eles até arriscam justificar o que é amor, mas se falarmos para eles sobre alma, sobre o que é consciëncia eles tremem, vi em uma materia que até foi citada neste post, um exemplo interessante sobre a alma, ou seja, a vida é a roupa do astronauta e ele, se ele sair da roupa, a roupa nao é nada, ou seja, ele é a alma, sem alma a roupa perde o sentido, enfim, sem alma nosso corpo nao tem ANIMO, é apenas materia, matéria sem animo é nada, se decompoe, volta a terra, volta ao pó, como diria alguns fervorosos religiosos.

                                 Já os religiosos partem seguramente do ponto 0, pois remetem ao Criador o inicio de tudo, sem precisar se preocupar como ele mesmo apareceu, imaginem como se torna fácil aceitar tudo depois dele, pois como diz a Bíblia " Deus disse: Haja luz; e houve luz ". Nao é mágico?!.

                                 Cientistas protestam pela vida, tendo sido iniciada por uma explosao, algo que aconteceu no espaço (segundo a Bíblia em Genesis, denomina Expansao (Céus), por reacoes quimicas e fisicas, gerando assim destas reacoes, por combinacoes de elementos quimicos, associados a acao da fisica a vida, seja ela vegetal ou animal, este ultimo sendo racional ou irracional, contemplando aqui o SER HUMANO, com toda a complexidade do seu corpo.

                                Religiosos, independente da denominacao (ESPIRITA/CATOLICA/UMBANDA,  assim vai...), a considerar RELIGIAO, que quer dizer RE-LIGARE, ou seja, algo que tem relacao com DEUS, neste caso a crença por sí só se basta, ou seja, a FÉ é algo que diz algo sobre a existëncia de um CRIADOR.

                                 Após este intróito, se faz necessário apresentar aquilo que diz respeito a ciëncia, bem como na sequencia a crença.


               a) No que diz respeito a ciëncia








               b) No que diz respeito a crenca


                                       Sou literalmente um apedeuta em matéria de DEUS, pois lendo a Bíblia, passo a questionar, devo fazer um curso de interpretacao para entende-la, ou posso levar tudo ao pé da letra?

                                        Muito simples justificar porque digo isso, no sentido de achar, pensar se DEUS era um Administrador, Engenheiro, Arquiteto ou Matemático, ou a combinacao de todos.

                                          Compreendo que um administrador é aquele que obtem resultados através da excelente gestáo que faz com as pessoas pelas quais ele administra, e que somente o engenheiro e o arquiteto poderiam idealizar seja o Universo e a complexidade de como funcionam as coisas, no que tange a gravidade, no que tange as funcoes dos orgaos do corpo humano, no que tange a cadeia alimentar, ou seja, literalmente engenhosidade (funcionamento), disposicao das coisas (arquitetura), precisao (matematica) e resultados (administracao).

                                          Como determinou-se o alinhamento dos planetas, porque o Mar nao invade a Terra, por que pela gravidade nos mantemos no chao, e assim vai.

                                           Bem, a questao do Deus administrador, é que embora ele nao tenha que obter resultados pelas pessoas que administra, ou seja, criou Adao, e na sequencia EVA, mas eles nada tinham que fazer para DEUS, criou-os para fazer parte do mundo idealizado por DEUS.

                                            Agora, passo a questionar, que critério de avaliacao DEUS tem para comparar, quando a Bíblia em Genesis 10, manifesta-se " Chamou Deus a parte seca da terra, e ao ajuntamento das águas chamou mares. E viu Deus quer era bom."

                                             E viu Deus que era bom. Como assim, bom para o que? bom comparado com o que?

                                             Para ser mais convincente reproduzo aqui, o que esta escrito em Genesis, no que trata sobre O RELATO DA CRIAÇAO, a considerar que inicia falando NO PRINCIPIO, ai eu ja passo a questionar NO PRINCIPIO, que PRINCIPIO?

                        "RELATO DA CRIAÇAO

                                              1. No princípio criou Deus os céus e a terra.

                                              2. A terra era sem forma e vazia, e as trevas estavam sob a superfície do abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a superfície das águas.

                                              3. E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

                                              4. Viu Deus que a luz era boa; e separou a luz das trevas.

                                              5. Chamou Deus a luz dia, e às trevas chamou noite. E foi a tarde e a manha o primeiro dia.

                                              6. Disse Deus. Haja expansao no meio das águas, e haja separacao entre águas e águas.

                                              7. Fez Deus a expansao, e separou as águas que estavam debaixo da expansao, das águas que estavam sobre a expansao, e assim foi.

                                              8. E chamou Deus a expansao Céus. E foi a tarde e a manha, o segundo dia.

                                               9. Disse também Deus: Ajuntem-se as águas que estao debaixo dos Céus num só lugar, e apareca a parte seca. E assim foi.

                                             10. Chamou Deus a parte seca terra, e ao ajuntamento das águas chamou mares. E viu Deus que era bom.

                                              11. Depois disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que de semente; árvore frutífera que de fruto segundo sua espécie, que tenha em sí sua semente, sobre a terra. E assim foi.

                                              12. A terra, pois, produziu erva verde, ervas que davam semente, segundo  sua natureza, e arvores frutiferas, cuja semente estava nela, segundo sua espécie. E viu Deus que era bom.

                                               13. E foi a tarde e a manha, o terceiro dia.

                                               14. Disse Deus: Haja luzeiros na expansao dos Céus para separar o dia da noite; sejam eles para sinais, para estacoes e para dias e anos,

                                               15 E sejam para luzeiros na expansao dos Céus para iluminar a terra. E assim foi.

                                                16. Fez Deus dois grandes luzeiros; o luzeiro maior para governar o dia, e o luzeiro menor para governar a noite; fez também as estrelas.

                                                 17. E Deus os colocou na expansao dos Céus para iluminar a terra,

                                                18. Para governar o dia e a noite, e para separar a luz das trevas. E viu Deus que era bom.

                                                 19. E foi a tarde e a manha, o quarto dia.

                                                 20. ...

                                      Partimos daqui a considerar que o corpo já existe, todo fundamentado pelo que os cientistas justificam, ou seja, pode ser pela evolucao das especies, bem como as combinacoes quimicas, associadas a questao fisica, fazendo com que o corpo pudesse se manter rigido, com as flexibilidades que se fazem necessarias para que ele possa interagir com o meio, mas como assim interagir com o meio, de que forma.

                                      Bem, aqui passamos a querer compreender como este corpo se movimenta e reage, se nao por algo que chamo aqui de ANIMO, pois nao somos seres inanimados, isto posto a crenca informa que o que faz o corpo agir, é algo denominado ALMA, ESPIRITO.

                                      A alma, o espírito se traduzem efetivamente em vida, ou seja, ANIMO.

                                      Agora passamos a querer compreender, de posse deste ANIMO, o que movimenta o SER, para fazer isto ou aquilo, no sentido de dar manutencao a VIDA, ou seja, a pergunta que nao quer calar, O QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI?  PORQUE ESTOU AQUI? PARA ONDE EU VOU? PORQUE EU VOU? O QUE ESPERAM DE MIM?

                                      Aliado ao ANIMO, e para tentar compreender encontrar as respostas as perguntas acima, nao seria possivel, sem compreendermos qual o papel dos sentidos, quais sejam:

                                      a) Visao
                                      b) Paladar
                                      c) Tato
                                      d) Olfato e
                                      e) Audicao

                                      Estes 5 sentidos existentes no Ser Humano, sao aqueles que colocam o Ser Humano em contato com o mundo, destas percepcoes, passamos a agir e reagir.

                                      Destes sentidos, podemos gostar ou nao do que vimos, do sabor, do sentir pelo toque, do cheiro e do que ouvimos, pois resultaram nestas em reacoes.

                                      Estas reacoes poderao ser positivas ou negativas dependendo de cada pessoa, pois a sua trajetoria de vida, é diferente da trajetoria de vida de outrem, isto posto, ou que lhe parece bonito, pode parecer feio para outrem, da mesma forma o cheiro, e demais sentido, o que pode lhe parecer alto, para outro lhe parece baixo, reflexo dos paradigmas inseridos em cada ser, do meio pelo qual cresceu, dos ensinamentos que teve, ou de que nao teve.

                                      Do sentir pelo tato, algo pode doer mais em vc, que em outrem, outrem por exemplo poderá sentir prazer pela dor, outrem por exemplo poderá ter uma reacao oposta ao senso comum, pois na sua fase psicosexual, segundo Freud, pode ser que nao tenha sido desenvolvida da forma adequada, fase estas conhecidas, como falica, oral, anal, latencia e genital ( http://www.gforum.tv/board/1677/151321/etapas-do-desenvolvimento-psicossexual-segundo-freud.html).

                                      É importante informar o porque a ALMA é algo relacionado a Crença, uma vez que, segundo a manifestacao de um Judeu, assim ele explica o que é a ALMA:

                                       Procurei um imagem sobre a alma, encontrei algo interessante, se é que é possivel apresentar o INTANGÍVEL, algo mais ou menos assim:



 
.
O QUE É A ALMA

Se você se beliscar poderá sentir que está vivo. Se alguém lhe chamar aos gritos, você certamente irá atender ao chamado. Seus sentidos lhe orientam como reagir a cada ato que ocorre em sua vida. Mas quando alguém a quem você ama muito lhe magoa ou lhe ofende, que sentido você usa para expressar o que sente, além das lágrimas que escorrem em sua face?
Sua alma!
Uma alma é Energia Divina; é existência além da matéria. É a parte de você que existe além da matéria, além de seu corpo e de seus cinco sentidos. Não pode ser vista. A alma é para o corpo aquilo que o astronauta é para a roupa espacial; funciona como uma bateria, dando vida e animação. Tire o astronauta da roupa, e esta será basicamente inútil. Tire a alma do corpo, e o corpo basicamente desmorona. (Isso é a morte - a separação entre corpo e alma).
É impossível dar uma definição concreta da alma, pois a alma não é uma entidade concreta mas abstrata. Não é matéria - é energia - mas também não é energia física. É energia Divina, um pedacinho de D'us dentro de você.
A pessoa teria de na verdade fazer calar os sentidos para sentir a alma. Se você fosse cego, surdo, mudo, sem nariz e com o tato insensível, ainda estaria vivo dentro de si mesmo. Mas que parte de você ainda está viva? Eis o que é a alma.
Você tem um corpo? Se respondeu "sim", quem é este "eu" que tem um corpo? Não poderia ser o corpo - não se pode dizer que o corpo tem um corpo. Então, isso é o que chamamos de alma
Mas como sabemos que temos uma alma? Basta me acompanhar no simples raciocínio: Você tem um corpo? Se respondeu "sim", diga-me: Quem é este "eu" que tem um corpo? Não poderia ser o corpo - não se pode dizer que o corpo tem um corpo. Então, isso é o que chamamos de alma. De forma mais abrangente, somos um composto de alma e corpo. Isso explica porque somos tão confusos, certo?
Mas como devemos expressar nossa alma? É fácil, basta seguir algumas instruções:
1. Torne-se espiritual
A espiritualidade é para sua alma aquilo que o alimento é para o corpo. Antes que você possa expressar sua alma, deve nutri-la. Um homem faminto não pode ganhar uma corrida, e uma alma faminta não pode expressar-se. Para alimentar sua alma, dê-lhe espiritualidade. Faça atividades espirituais.
2. Estude Torá
Nada é mais poderoso e nutritivo para a alma que o estudo de Torá. Quando você estuda Torá, está lendo a mente de D'us. Sua alma eleva-se, fortalecendo-se com grandes pedaços de energia espiritual, que pode usar para realizar outras coisas espirituais.
3. O que são "coisas espirituais?"
São outras coisas boas e positivas que não têm resultado físico e tangível - são espirituais, portanto você não pode ver com seus olhos físicos. Por exemplo, imergir na prece ou cumprir qualquer mitsvá (preceito da Torá) é uma coisa espiritual. E atos de amor e bondade, embora sejam coisas espirituais, têm ainda o benefício de um resultado tangível, físico - um relacionamento aperfeiçoado ou uma pessoa grata por receber sua ajuda.
Rabino Simon Jacobson explica a alma desta forma:
"Uma alma é nossa identidade interior, nossa razão de ser. A alma da música é a visão do compositor que energisa e dá vida às notas tocadas em uma composição musical.
"Cada Alma é a expressão da intenção e visão de D'us ao criar aquele ser em especial. Cada um de nós é uma nota musical única, numa grande composição cósmica. É nossa obrigação descobrir nossa alma e tocar sua música singular."



.

                                

                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.