My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dia do Nutricionista 31/08 - Mas o que faz mesmo um Nutricionista?

Hoje é feriado em Parnaíba-PI (Quinta-feira 08/09/20110 Dia do Padroeira da Cidade
.



Quer melhor amigo que este... ( O Conhecimento, nao isoladamente a Informacao, mas aquela Informacao que apos a reflexao, apos inferir, entao sim, se transforma em Conhecimento).


Tábula Rasa... Vamos inserir conteúdo aproveitável nesta mente?!



Qual a sua curiosidade, o que procuras por "detrás" do muro? Nao tens medo do novo?




Texto meu (csl):

                                              Homenagem atrasada, mas pertinente a considerar que eu desejo falar sobre outros tipos de Nutricionistas, mundo à parte ao Nutricionista convencional, àquele que trata de alimentos físicos, pretendo falar do alimento da mente, da alma.

                                            
                                            Segundo pesquisa realizada, "em 31 de agosto celebramos o Dia do Nutricionista. Este profissional desempenha função essencial em nossas vidas, pois além de indicar o que podemos ou não comer, ele faz um levantamento detalhado dos nossos hábitos alimentares, estuda as melhores maneiras para mantermos o peso sem passar por privações e nos auxilia também no tratamento de diversas doenças relativas ao excesso alimentar ou à carência nutricional."

                                              Ouvi dizer, que este profissional seria algo como um/a cozinheiro/a de luxo... Talvez uma pessoa/profissao/profissional dispensável, ou nao. Nao minha visao nao é dispensavel, ou seja, é muito importante.

                                              Como costumo pensar, cada macaco no seu galho, ou seja, este profissional especializou-se ou estudou para o seu metier, logo com certeza cumpre a sua funcao.

                                               Esta eu a pensar... Ao Nutricionista cabe alimentar o nosso corpo, e a quem cabe alimentar a nossa mente, a nossa alma?

                                               Nao é dificil responder a esta pergunta, senao vejamos:

                                               a) A mídia (televisiva, escrita, internet, rádio)
                                               b) As Editoras
                                               c) Nossos Pais
                                               d) Nossos Professores

                                               Pronto, acabei de achar outros Nutricionistas, vou chamá-los de NUTRICIONISTAS DO SABER, mas será que eles cumprem a sua funçao.

                                                 Bom, me inspirei para escrever este post, por dois motivos, no dia 31 soube da comemoracao do Dia do Nutricionista, e pensei, pensei, em escrever algo... Mas como nao tinha algo denso, resolvi deixar passar batido (expressao horrivel, desculpe), ontem quando fiz o post sobre senso crítico, ao ler o que um internauta escreveu sobre Rubem Alves, onde ele cita algo sobre os Nutricionistas da Mídia, pronto... Aí deu um estalo e desenrolei este post, dando um tratamento mais profundo sobre este outro Nutricionista, sem prejuízo de fazer mencao ao Nutricionista convencional, que é por demais importante na sociedade, como qualquer outra profissao.

                                                 Em outros posts, ja escrevi sobre a avalanche de informacoes que recebEmos, seja porque procuramos, seja porque sao descarregadas na nossa frente, sem mesmo pedirmos, em especial na Word Wide Web (www), ontem ainda falei/disponibilizei informacao sobre o tal senso crítico, ou seja, do filtro necessário sobre as informaçoes, enfim nao se deve confundir informacao com conhecimento, sao coisas distintas, já explicadas humildemente pela minha pessoa em outro post, ao menos foi o meu entendimento sobre esta questao.

                                                  Entao a proposta deste post é dizer que estamos em uma situacao complicada com os nossos Nutricionistas do Saber, e é fácil dizer porque, senao vejamos:


                                                  Diz um parábola, algo sobre o conhecimento assim:


..
Era uma vez seis cegos à beira de uma estrada. Um dia, lá do fundo de sua escuridão, eles ouviram um alvoroço e perguntaram o que era.

Era um elefante passando e a multidão tumultuada atrás dele Os cegos não sabiam o que era um elefante e quiseram conhecê-lo.
Então o guia parou o animal e os cegos começaram a examiná-lo:

Apalparam, apalparam...Terminado o exame, os cegos começaram a conversar:
— Puxa! Que animal esquisito! Parece uma coluna coberta de pêlos!
— Você está doido? Coluna que nada! Elefante é um enorme abano, isto sim!
— Qual abano, colega! Você parece cego! Elefante é uma espada que quase me feriu!
— Nada de espada e nem de abano, nem de coluna. Elefante é uma corda, eu até puxei.
— De jeito nenhum! Elefante é uma enorme serpente que se enrola.
— Mas quanta invencionice! Então eu não vi bem? Elefante é uma grande montanha que se mexe.
E lá ficaram os seis cegos, à beira da estrada, discutindo partes do elefante. O tom da discussão foi crescendo, até que começaram a brigar, com tanta eficiência quanto quem não enxerga pode brigar, cada um querendo convencer os outros que sua percepção era a correta. Bem, um não participou da briga, porque estava imaginando se podia registrar os direitos da descoberta e calculando quanto podia ganhar com aquilo.
A certa altura, um dos cegos levou uma pancada na cabeça, a lente dos seus óculos escuros se quebrou ferindo seu olho esquerdo e, por algum desses mistérios da vida, ele recuperou a visão daquele olho. E vendo, olhou, e olhando, viu o elefante, compreendendo imediatamente tudo.
Dirigiu-se então aos outros para explicar que estavam errados, ele estava vendo e sabia como era o elefante. Buscou as melhores palavras que pudessem descrever o que vira, mas eles não acreditaram, e acabaram unidos para debochar e rir dele.
Moral da história:
Em terra de cego, quem tem um olho anda vendo coisas.
Quando algo é tido como verdade, o que é diferente parece mentira.
Problemas comuns unem.
Se você for falar sobre um bicho para uma pessoa que nunca viu um, melhor fazer com que ela o veja primeiro.
..

Texto meu (csl):

                                        Bem, resumindo, assim concluo, se nao conheces o todo, nao emita opinioes das partes, podera se equivocar, embora pertinente ao final o que citam como moral da historia, na minha visao o mais importante é nao emitir opiniao sobre um contexto que voce desconhece.

                                        Infelizmente recebemos informacoes dos nutricionistas que eu pontuei acima, alguns querem efetivamente destorcer as coisas, outros sao ingenuos, alguns despreparados, salvo (tirando) nossos PAIS, estes que só querem o nosso bem, dos demais devemos sempre desconfiar, mas ainda os nossos PAIS, nem sempre eles necessariamente tem o conhecimento correto para nos passar, querem o nosso bem sim, mas as vezes tambem nao receber a instrucao necessaria, nao vivenciaram situacoes para compartilhar com seus filhos a melhor forma, isto posto, as vezes pensam ser o melhor para nós, na realidade muitas vezes nao sabem nem o que é melhor para eles, quem dira para outrem, mesmo que sejam seus filhos.

                                       Aliado ao post anterior sobre senso crítico e outros posts sobre efetivo conhecimento, deveríamos ter NUTRICIONISTAS DO SABER com ideologia, entao tudo seria melhor.

                                        Por fim, falar das Editoras, ah! o que falar das Editoras. Antigamente alguém para escrever um livro, editá-lo seria algo quase que impossível se nao fosse algo realmente interessante, haja visto os custos envolvidos para publicar uma obra, haja visto o CONSELHO EDITORIAL de uma Editora Séria.

                                        Hoje temos editoras que publicam qualquer lixo, e o pior este LIXO vende, em especial quando o assunto é atrelado a desgraça, SEXO em especial, combinado com traiçao, coisas que o ser humano parece que é atraído, e parece lhe fazer bem, pois lhe tira da zona de conforto, sei lá o que acontece.

                                         Entao ocorre uma avalanche de "literaturas" sem qualquer propósito de agregar conhecimento, apenas informam, e fazem somente algo para instigar o consumo, instigar as fantasias sexuais nao em um sentido positivo, instigar a violencia e assim vai.

                                          Bem, a mensagem do post era esta, ou seja, PRECISAMOS DE NUTRICIONISTA DO SABER com ÉTICA, POR FAVOR.
                                         
                                          

                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.