My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DIA DO ADMINISTRADOR DE EMPRESAS (09/09)

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Texto meu (csl):


                         Prestar homenagem a este profissional é necessário, a considerar a importância do ADMINISTRADOR DE EMPRESAS na sociedade.

                          Quem dera pudesse efetivamente existir Administradores de Empresas no comando das empresas públicas, com certeza não seríamos surpreendidos por exemplo com a notícia veiculada na mídia na semana passada do rombo de R$ 700 milhões de reais no Ministério dos Transportes.

                          O pior que não dá para compreender, pois o governo tem obrigatoriamente uma diretriz para seguir no que tange ao gasto público que o Orçamento e na sequência, o cumprimento dele deveria ser fiscalizado pelo parlamento, seja ele Municipal, Estadual ou Federal, mas no caso da União especificamente além do Congresso que devia fiscalizar o Poder Executivo, temos o próprio poder executivo para se auto-fiscalizar, na figura da CONTROLADORIA DA UNIÃO e do TCU (Tribunal de Contas da União), ou seja,  para existir um rombo deste citado, a exemplo de outros como vemos divulgados na mídia, como rombos da Previdência e outro recente no Ministério do Turismo, somente com a participação do Poder Público, ou seja, Currupção.

                           Também esta palavra Currupção já é nossa conhecida há pelos menos 443 a.c em Roma, não mudou nada.

                             É lógico que temos casos negativos em empresas privadas também, como é possível destacar os escandalos das fraudes contábeis, que conseguem passar batido (detesto esta expressao), pelo crivo dos administradores, veja o caso da Enron, Worldcom, Tyco, recentemente o Carrefour aqui no Brasil, outras empresas como o Banco Panamericano, sem falar dos derivativos no caso da Aracruz, Sadia e Votorantim.

                             Bem, a realidade é que as vezes a Governança Corporativa existe somente no papel, bem como o CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO é composto por todo tipo de profissional, menos ADMINISTRADOR DE EMPRESAS, lógico que não é regra o que estou falando.

                             Um administrador tem uma função nobre em uma empresa, o Conselho de Administração lhe dá poder, mas ele poderá ser cobrado por exemplo se fizer uma gestão temerária, para isto deve ser monitorado, sempre. Não é toa que nos Estados Unidos, o Seguro de Responsabilidade Civil é algo bem utilizado por esta classe, já aqui no Brasil não temos esta cultura, dane-se os acionistas. Assim como aqui no Brasil não se processam as empresas de Auditoria (Big Four), como se faz lá nos Estados Unidos, aqui elas são Deuses, alegam não fazerem parte do seu escopo, ou que analisaram por amostragem, e nao dectaram por exemplo um rombo de R$ 4 bilhoes de reais, a exemplo do caso no Banco Panamericano, neste caso ainda com duas auditorias, a da Caixa Economica Federal que só colocou algo próximo de R$ 700 milhoes de reais no Panamericano pela compra de uma participacao societária relevante, e a propria auditoria do Panamericano.

                            Mas não quero falar de coisas chatas, quero falar e enaltecer este profissional o Administrador, que por sinal faz parte intensamente da minha vida uma pessoa com esta profissão, já se apresentou de forma inteligente quando decidiu escolher esta profissão.

                            Na minha trajetória profissional como Contador, infelizmente conheci muitos donos de negócios, poucos empresários com uma visão de Administrador, a exemplo de não darem importância para custos, a exemplo de acharem que contabilidade era algo de pouca importância.

                              Acompanho Stephen Kanitz, nome expressivo na sociedade brasileira por sua sólida formação acadêmica, por seu senso crítico aguçado. Tal pessoa é Administrador e Contador, seus ensinamentos, seus pensamentos perpassam o senso comum, alteram o nosso pensar, motivam-nos a fazer algo diferente, sair da zona de conforto. (http://www.kanitz.com.br/).

                                De outra ponta sou fã de uma pessoa que sempre esteve à frente do seu tempo, nada mais que PETER DRUKER, homem literalmente visionário. Ler os seus livros, a forma leve como nos traz o conhecimento e nos direciona para vermos além do convencional, é por demais maravilhoso.

                                Embora Henry Ford e Fayol, tenham idealizado coisas como a produção em série, como regras de como administrar uma empresa, suas técnicas, planejar, controlar, executar e assim vai, a verdade é que não só para o Administrador mas para o Contador, Advogado e todas as outras profissões, outras habilidades devem ser absorvidas, e a mudança de paradigmas se faz necessário, para nos adequarmos a realidade de um mundo globalizado.

                                 Hoje, já não podemos ser um especialista somente, temos que ser multifacetados, dominar sim uma área do conhecimento, mas sem prejuízo de obtermos conhecimentos de área correlatas e até de áreas não correlatas.

                                  Nesta minha trajetória profissional, uma das áreas que eu considero mais importante em Administração é a área financeira, que esta totalmente atrelada a minha profissão como Contador, mas ainda mais importante que esta, é a área de GESTÃO DO CAPITAL HUMANO, saber lidar com o capital humano, facilita e muito para que a sua empresa possa atingir as metas traçadas no Planejamento Estratégico, a considerar que pessoas certas nos lugares certos, haverá pouca chance de algo dar errado, isto posto se soubermos gerir pessoas já será um bom começo, se é fácil? Claro que não, existem técnicas e existem coisas subliminares que aprendemos somente vivenciando, coisas que a vida acadêmica não pode ensinar, só o mercado.

                                    Em um projeto, ter uma equipe multidisciplinar é essencial, se desejarmos obter êxito no mesmo.

                               Ah! E quem na graduação, seja economia, contabilidade, administracao em especial, engenharia na producao, nao ouviu falar em Henry Ford e Fayol, quem? Pessoas extremamente importantes, na minha visão.

                               Bem, então esta registrada a minha homenagem!

 

Conheça a formaçao dos executivos das maiores empresas brasileiras, segundo divulgado pelo site terra:





 
Texto de outrem:


Um pouco sobre a Teoria Clássica da Administração:



A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.

Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.

Índice


Princípios Básicos


Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:
  • Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
  • Autoridade - Autoridade é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
  • Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
  • Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
  • Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
  • Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
  • Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
  • Centralização (ou Descentralização) - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
  • Linha de Comando (Hierarquia) - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
  • Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
  • Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais.
  • Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem conseqüências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
  • Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
  • Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos


Funções Básicas de Qualquer Empresa



1. Funções técnicas – relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
2. Funções comerciais - relacionadas com a compra, venda e permutação.
3. Funções financeiras – relacionadas com a procura e gerência de capitais.
4. Funções de segurança – relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
5. Funções contábeis – relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Funções administrativas – relacionadas com a integração das outras cinco funções.


As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa


 Funções Administrativas
  • Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.
  • Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
  • Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
  • Coordenar/dirigir - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.
  • Controlar - Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.


Diferente dessas funções, hoje usa-se apenas: Planejar, Organizar, Dirigir ou Executar e Controlar. ( no lugar de Comandar e Coordenar) Uniram-se essas duas funções porque o objetivo é o mesmo.

Críticas sobre a Teoria Clássica

  • Obsessão pelo comando ->Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.
  • A empresa como sistema fechado -> A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente.
  • Manipulação dos trabalhadores -> Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.
  • A inexistência de fundamentação científica das concepções -> Não existe fundamentação experimental dos métodos e técnicas estudados por Fayol. Os princípios que este apresenta carecem de uma efetiva investigação, não resistindo ao teste de aplicação prática.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_cl%C3%A1ssica_da_administra%C3%A7%C3%A3o

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