My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

domingo, 25 de setembro de 2011

Espumantes, o que Sao?

.


Texto meu (csl):

                                 csl) Interessante transitar pelo mundo da sofisticacao, é necessário saber contemplar, apreciar, se integrar ao ambiente como parte deste mundo sofisticado, afinal o ambiente se torna mais sofisticado pela sofisticacao das pessoas que ali estao presentes, pela sua forma de se vestir, pela sua educacao, pela forma de se dirigir ao Sommelier, Garçon, Maitre, ao entrar e sair do Restaurante, pela Hostess que te recepcionam, pelo manobrista, enfim por toda a sua postura e elegancia. Nao esquecendo que se tiver a oportunidade de conhecer o Chef , isto fará uma grande diferença.

                                        Torna-se relevante quando utilizarmo-nos de tal situacao, conhecermos efetivamente o funcionamento de tudo o que se encontra a sua disposicao, sim pois as coisas foram feitas para estarem a sua disposicao, algumas pessoas nao acreditam que podem ser felizes.

                                        Ao dirigir-se ao Sommelier, e solicitar a carta de vinhos, nada melhor que poder saber as possíveis opcoes que poderao ser encontradas nela.

                                        Existem ocasioes (for example, the first meeting)  em que um ESPUMANTE é necessário, nao se trata de opcao, dado ao Glamour que ele representa justifica-se a real necessidade.

                                        Para compreendermos qual escolher, ou seja, dividem-se em tres tipos, sendo:

                                       a) Champagne      (Naturalmente ESPUMANTE)
                                       b) Prosseco e        (Naturalmente ESPUMANTE)
                                       c) Vinho               (Pode ser ou nao ESPUMANTE)

                                       Na realidade tratam-se todos de vinhos, a diferenca é que enquadramos como ESPUMANTE àquele que quando aberta a garrafa, gera espuma, isto é, possui gás carbônico. Ele pode ser branco, rosé ou tinto, e cada um deles poder ser seco, meio-seco ou doce. Pode ser elaborado com uma grande variedade de tipos de uvas.

Champagne – Vinho espumante inteiramente produzido em terras da região de Champagne, apenas de uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e/ou Chardonnay. Sempre produzido pelo método “Champenoise” , podendo ser branco ou rosé. Não existe champagne tinto.

Como dizia Napoleao Bonaparte, devo tomar uma Champagne na Vitória para Comemorar, pois merecemos,  ou na Derrota para nos consolar, pois precisamos (adaptado por csl, tal dizer).

Prosecco – Vinho espumante produzido na região do Veneto, na Itália, com uma uva chamada “prosecco”. Elaborado pelo método charmat, é sempre branco. Leve e delicado, é geralmente indicado como aperitivo ou para acompanhar pratos leves.
                                       
Vinho – O Vinho em sí, merece um espaço somente para ele, a considerar as suas variáveis, que nao sao poucas, mas en passant, poderíamos dizer: (csl)

Texto de outrem:

O vinho (do grego antigo οἶνος, transl. oínos, através do latim vīnum, que tanto podem significar "vinho" como "videira") é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.

A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes. Apesar de existirem outros frutos como a maçã ou algumas bagas que também podem ser fermentados, os "vinhos" resultantes são geralmente designados em função do fruto a partir do qual são obtidos (por exemplo vinho-de-maçã) e são genericamente conhecidos como vinhos de frutas. O termo vinho (ou seus equivalentes em outras línguas) é definido por lei em muitos países. A fermentação das uvas é feita por vários tipos de leveduras que consomem os açúcares presentes nas uvas transformando-os em álcool. Dependendo do tipo de vinho, podem ser utilizadas grandes variedades de uvas e de leveduras.

O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos a aproximadamente 6 000 a.C., pensando-se que tenha tido origem nos atuais territórios da Geórgia ou do Irã. Crê-se que o seu aparecimento na Europa ocorreu há aproximadamente 6500 anos, nas atuais Bulgária ou Grécia, e era muito comum na Grécia e Roma antigas. O vinho tem desempenhado um papel importante em várias religiões desde tempos antigos. O deus grego Dioniso e o deus romano Baco representavam o vinho, e ainda hoje o vinho tem um papel central em cerimônias religiosas cristãs e judaicas como a Eucaristia e o Kidush.



                                   

Na mitologia grega, Dionísio é conhecido como o deus do vinho, filho de Zeus e da princesa Sêmele, e é o único deus filho de uma mortal. Zeus, depois de conceder um pedido irracional a Sêmele, o qual levou-a à morte, entrega Dionísio às ninfas, que cuidam dele durante a infância. Ao se tornar homem, Dionísio se apaixona pela cultura da uva e descobre a arte de extrair o suco da fruta. Porém a inveja de Hera leva Dionísio a ficar louco e vagar por várias partes da Terra. Quando passa por Frígia, a deusa Réia o cura e o instrui em seus ritos religiosos. Curado, ele atravessa a Ásia ensinando a cultura da uva. Quis introduzir seu culto na Grécia depois de voltar triunfalmente da sua expedição à Índia, mas encontrou oposição de alguns príncipes receosos do alvoroço causado por ele. Por causa desta sua paixão pela cultura da uva, Dionísio após sua morte, passou a ser cultuado pelos gregos como sendo o deus do vinho.


.Fonte do texto de outrem: Wikipédia
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.