My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia do Contador (22/09)

Adooooro







* Ao assistir os dois vídeos abaixo, por favor dê pause no mixpod do blog, pois tais vídeos possuem som.
História da Contabilidade I
.



História da Contabilidade II





Texto meu csl:

                            (csl) Homenagem ao meu dia, dia da profissão nos dias de hoje mais valorizada, sim há tempos nós profissionais da Contabilidade esperávamos por este reconhecimento da sociedade, não da sociedade Européia, Americana, estas já valorizavam o valor do ACCOUNTANT, mas da sociedade brasileira, que por força da Lei 11.638/2007 garantiu a nossa presença em outro formato no mundo corporativo.

                             Já não somos mais vistos como guarda-livros, despachantes, passamos a ter cadeira cativa junto ao board de qualquer corporação, decisões não são mais tomadas antes de ouvir este profissional, que por ofício, é um híbrido de administrador, advogado, economista, psicólogo e ainda tem que transitar na área de TI, haja vista o SPED e ERP'S.

                             A visão deste profissional garante àquele gestor que tem acesso a um profissional desta classe, a melhor gestão possível, uma vez que o Contador apaixonado como eu pela profissão, é um incansável, inquieto, temente ao conhecimento, quer porque quer saber as melhores formas de apresentar as soluções para os seus clientes, seja no planejamento tributário, para que os números apresentados nas demonstrações econômico-financeiras sejam os melhores na redução da carga tributária, isto posto um resultado eficiente para reaplicar os lucros na corporação ou distribuí-los aos acionistas, seja porque a reengenharia societária estudada por este profissional permitiu ao grupo econômico, seja ele familiar ou não, reduzir custos, ampliar market share, aumentar a sua rentabilidade, tornar o ambiente de trabalho mais agradável para àquelas pessoas que ali se dedicam a colocar toda a sua energia.

                            Lembro-me que na busca constante pelo conhecimento na área contábil, carente era o mercado de literatura na área contábil, hoje é possível encontrar com facilidade nas livrarias títulos manuseados por alunos que estudam em Harvard, Wharton, Princeton, entre outras Top Universities Americanas, berço Anglo-Saxão da língua da Contabilidade.

                             Por incrível que pareça Luca Paciolo, italiano Padre/Monge idealizador da “Summa de Arithmetica Gemetria Porportionalita”, mas foi com a pujança do capitalismo americano que se firmou a Contabilidade, verdade é que o US GAAP ainda tem dificuldades de se curvar ao IFRS, mas isto acontecerá em breve, assim eu espero.

                             A valorização do profissional de contabilidade chegou ao Brasil, com a chegada da multinacionais, onde a figura do Controller se instalou, figura natural em empresas Européias e Americanas, cargo de alto escalão, com que formação? Ora, formação Contábil.

                             Não existe um profissional com o cargo de Controller em uma empresa de grande porte que possa ganhar salário inferior a R$ 15.000,00 nos dias de hoje, sem falarmos dos planos de benefícios.

                              Contadores apenas, já atingim cifras jamais atingidas antes, em termos salariais, mas somente os novos Contadores, aqueles que perceberam o que o mercado espera deles, outros ainda infelizmente permanecem como guarda-livros, efetivos despachantes.

                               Parabéns a toda classe contábil, parabéns para nós contadores, hoje estou muito feliz, por vários motivos, e um deles é que eu escolhi a melhor profissão que na minha visão poderia existir, SOU CONTADOR, SOU FELIZ. (csl)


Texto de outrem:

Um pouco mais sobre o Contador:

DIA DO CONTADOR - 22 de setembro

                            Regulamentada pelo decreto nº 9295 de 1946, a profissão de contador tem suas atribuições definidas pela resolução 560, de 1983, do Conselho Federal de Contabilidade. Para a prática de sua atividade profissional, o contador necessita ter formação cultural sólida e diversificada, pois os pareceres, os relatórios e as demonstrações contábeis realizadas sob sua responsabilidade, são elementos indispensáveis à orientação e fundamentação de decisões tomadas pelos dirigentes de empresas tanto públicas como privadas. A data de 22 de setembro foi escolhida como a de comemoração do Dia do Contador por ser ela a mesma dedicada ao padroeiro da profissão, São Mateus, um apóstolo que antes de se dedicar à evangelização exercia a atividade de publicano (cobrador de rendimentos públicos, uma categoria de gente rica que arrematava em leilão o direito à cobrança dos impostos nas diversas províncias romanas).

                            No Brasil, a seleção da data marca também a criação, em 1945, do curso de ciências contábeis, através do decreto nº 7988. O ministrado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, um dos primeiros cursos superiores em contabilidade instalados no Brasil, começou a funcionar no mesmo ano de sua criação, na recém-constituída Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Minas Gerais, hoje denominada Faculdade de Ciências Econômicas. Em 1953, ele passou a se chamado de Ciências Contábeis. O início desse sistema de ordenação e escrituração das contas de uma empresa aconteceu empiricamente, ou seja, seu conhecimento desenvolveu-se através da experiência adquirida com a prática, e seu criador - e principal divulgador do método de partidas dobradas - foi o monge franciscano Lucas Pacioli (1450-1510), matemático italiano e professor dessa matéria nas principais cidades de seu país.

                        Até a primeira metade da década de 70 o praticante desse ofício técnico também era conhecido no Brasil como guarda-livros, mas como os profissionais de Contabilidade passaram a receber o nome de contadores, esta expressão caiu completamente em desuso. Aqueles que se formam ou concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de Bacharel em Ciências Contábeis. Particularmente, também se pode atribuir o título de técnicos de contabilidade aos que têm formação de nível secundário. O exercício da profissão pede conhecimentos aprofundados de planejamento, coordenação, controle, análise e interpretação das informações econômico-financeiras e patrimoniais. O mercado de trabalho para os bacharéis em ciências contábeis são basicamente, as empresas industriais, comerciais e governamentais. O contador pode também lecionar para as classes de 1º, 2º e 3º Graus.


                        Um estudo sobre os profissionais dessa área esclarece que ainda na década de 80 os contadores gerenciais ficavam longe do centro de decisões e tinham pouco contato com os outros departamentos, não participando do processo decisório e sendo informados posteriormente das que haviam sido tomadas. Hoje, porém, o papel do contador gerencial sofreu profunda transformação, pois um número crescente desses profissionais se dedica quase integralmente à consultoria interna ou analise de negócios, dentro de suas próprias empresas, terceirizando seus trabalhos. O avanço da informática também tem liberado os contadores gerencias dos trabalhos rotineiros de contabilidade, razão pela qual eles podem disponibilizar mais tempo para os relatórios, análise e interpretação das informações do mercado. A maioria deles deixou o isolamento para atuar dentro dos departamentos operacionais, interagindo com os demais segmentos comerciais, administrativos e financeiros e participando das decisões finais que nortearão as atividades da empresa.

                            Os contadores que ingressam no mercado têm conhecimento de que a profissão exige pré-requisitos pessoais, tais como habilidade e boa comunicação oral e escrita, habilidade de atuar em equipes de trabalho, capacidade de análise detalhada, sólida experiência em contabilidade e conhecimento aprofundado da atividade comercial, como um todo, pois além de detectar os problemas possivelmente existentes na empresa, o contador também precisa de habilidade bastante para apresentar as possíveis opções de solução aos que foram identificados. Atualmente, trabalhar como contador tornou-se bem mais interessante e gratificante que no passado, pois o profissional do setor deixou de ser um funcionário burocrata para tornar-se parceiro estratégico da empresa em que atua.

                               Em julho de 2006, o Conselho Federal de Contabilidade apurou, no Brasil, a existência de 394.629 contabilistas e 64.863 organizações contábeis ativas.

Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/304275






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.