My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Este mundo lucrativo da 7a. Arte - Cinema (Receita x Custo = Lucratividade)

Adaptado por CSL, com intensa participacao de Thiago Lucio.


                              A proposta deste post, é demonstrar o quanto é rentável a 7a. Arte, se utilizada as ferramentas adequadas, ou seja, direcao, investimento no elenco, fotografia, historia, efeitos especiais, roteiro. Importante destacar que nem sempre ter uma má historia é reflexo de nao sucesso, pois pode ser compensado com outras coisas, a exemplo do apelo hollywoodiano ou da Disney, no que tange aos efeitos especiais, computacao gráfica, e outros fatores, se houver uma bela história e efeito, ótimo, a exemplo de Titanic e Avatar, sucesso na certa.

                              Importante destacar que o Budget, orçamento para a producao do filme, em lingua contabilez, diriamos que a parte de marketing seria o pos venda, desta forma nao poderia estar inserido no custo de producao, mas para esta atividade é atipico, e se nao colocar isto no custo do filme, muito provavel que ate possa ter o filme, mas nao tera publico, pois a questao do marketing chega as vezes em media por volta de  1/4 (isto mesmo a um quarto do orcamento), a título de exemplo King Kong custou US$ 297 milhoes de dólares, e parte deste valor foi US$ 60 milhoes só para o marketing. Isto é possivel ver nos comentarios do Thiago abaixo. (csl)

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                            Grandes astros de Hollywood, efeitos especiais de última geração, diretores renomados e uma história de grande apelo comercial. Esses são os ingredientes utilizados pelo cinema norte-americano em seus blockbusters, como são conhecidas aquelas produções de alto orçamento. E como muita gente tem curiosidade em saber quais são os 10 filmes mais caros da história, resolvemos preparar este post. 



10- Titanic / Homem-Aranha 2 / 007 - Quantum of Solace / O Exterminador do Futuro 4 - A Salvação / 2012 /Transformers 2: A Vingança dos Derrotados
Orçamento: US$ 200 milhões

                                       O décimo lugar da nossa lista é formado por, nada mais nada menos, seis filmes. Todos eles ficaram empatados, com um orçamento estimado em US$ 200 milhões. De todos eles, pode-se dizer que os que mais tiveram retorno nas bilheterias foram, sem dúvida, "Homem-Aranha 2" e, claro, Titanic. Outros, no entanto, agradaram a alguns, mas decepcionaram a tantos outros, como é o caso de "O Exterminador do Futuro 4", "007 - Quantum of Solace" e, principalmente, "2012".


9- King Kong



Orçamento: US$ 207 milhões

                                         Essa refilmagem de 2005, dirigida por Peter Jackson e estrelada por Naomi Watts, acabou custando à Universal mais do que planejado inicialmente. Antes de "King Kong" chegar à cifra de US$ 207 milhões, a previsão do estúdio era gastar algo em torno de US$ 150 milhões. Mas somente o trabalho de marketing e promoção do longa levou embora uns US$ 60 milhões. Isso sem contar com o fato de o filme ter sido estendido, já que antes ele teria 135 minutos de duração e acabou ficando com 200 minutos.



8- Superman - O Retorno


Orçamento: 209 milhões


                                      Nos últimos anos, Hollywood tem investido cada vez mais em filmes de super-heróis, principalmente aqueles oriundos de histórias em quadrinhos. Não por menos, esse top 10 é recheado de produções nessa linha, como é o caso de "Superman - O Retorno" (2006). Considerado bem inferior à clássica versão estrelada nas décadas de 70 e 80 por Christopher Reeve, este novo Super-Homem custou à Warner Bros. cerca de US$ 209 milhões. Desse total, US$ 44,5 milhões foram apenas com campanha de marketing.







7- X-Men - O Confronto Final

Orçamento: US$ 210 milhões









                         


                                       Produzido em 2006, o terceiro longa da saga dos mutantes foi quase todo rodado no Canadá, sendo considerado, inclusive, a maior produção já filmada no país. Estrelado por Hugh Jackman e Halle Berry, "X-Men - O Confronto Final" custou cerca de US$ 210 milhões à 20th Century Fox. Apesar de críticas não tão positivas por parte da imprensa e dos próprios fãs, o filme conseguiu arrecadar US$ 459 milhões.




6- Piratas do Caribe: O Baú da Morte




Orçamento: US$ 225 milhões



                                       O segundo filme da série "Piratas do Caribe" conseguiu manter, como nenhum outro, o sucesso da franquia, estrelada por Johnny Depp. Lançado em 2006, "O Baú da Morte" foi indicado a quatro Oscars: Melhor Direção de Arte, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais. O longa, no entanto, levou a estatueta apenas na última categoria. De qualquer forma, deixou sua marca entre os filmes mais caros da história, custando cerca de US$ 225 milhões.




5- As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Orçamento: mais de US$ 225 milhões

                                         Esta sequência de "As Crônicas de Nárnia", produzida entre 2007 e 2008, custou mais de US$ 225 milhões aos cofres da Disney. Boa parte desse montante, quase US$ 100 milhões, foi somente com os efeitos especiais do longa. O restante do dinheiro foi gasto, como sempre, em ações de marketing. Em contrapartida, "As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian" conseguiu arrecadar algo em torno de US$ 420 milhões.



4- Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Orçamento: US$ 250 milhões

                                      O sexto filme da série "Harry Potter" já começou quebrando recordes em apenas cinco dias de exibição nos cinemas. Somente nos EUA, arrecadou cerca de US$ 394 milhões nesse curto período. Com orçamento estimado em US$ 250 milhões (sendo US$ 155 milhões apenas com distribuição e campanha de marketing), o longa acabou arrecadando US$ 933 milhões, o segundo maior faturamento de 2009 (perdendo apenas para Avatar).




3- Homem Aranha 3

Orçamento: US$ 258 milhões

                                               Mais um filme de super-herói oriundo de história em quadrinhos figura a lista das 10 produções mais caras do cinema. Orçado em US$ 258 milhões, "Homem-Aranha 3" foi lançado em 2007 e também conseguiu outros importantes feitos, como ser o mais rentável entre os filmes da série e entre todas as produções já feitas pela Columbia Pictures. Além disso, o longa teve a segunda maior bilheteria de 2008 (cerca de US$ 890 milhões), ficando atrás apenas de "Batman: o cavaleiro das trevas".



2- Piratas do Caribe - No Fim do Mundo

Orçamento: US$ 300 milhões


                                               A rentável franquia "Piratas do Caribe" conseguiu emplacar dois filmes na lista dos mais caros da história do cinema. Na sequência "No Fim do Mundo", o gasto da Disney foi ainda maior do que em "O Baú da Morte" (a sexta posição deste top), já que o longa custou cerca de US$ 300 milhões, ou 75 milhões de dólares a mais. Produzido em 2007, o filme é considerado o maior sucesso daquele ano, arrecadando cerca de US$ 960 milhões. Também foi indicado em duas categorias do Oscar: maquiagem e efeitos visuais.



1- Avatar

Orçamento: US$ 500 milhões


                                           O filme mais comentado no final de 2009 também é o mais caro da história do cinema. "Avatar" custou nada mais do que US$ 500 milhões, apesar de algumas fontes indicarem que o orçamento do longa foi bem menor (cerca de US$ 237 milhões, o que o colocaria em quarto nesta lista). Divergências à parte, o filme também já é considerado a maior bilheteria de todos os tempos, arrecadando quase US$ 1,924 bilhão em todo o mundo e superando "Titanic" (1997). Ambos os filmes foram dirigidos por James Cameron e produzidos pela Fox.


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                          Análise da Rentabilidade, e uma observacao sobre o quesito custo, importantíssimo, já que marketing/publicidade, esta incluso no custo.


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Planilha acima idealizada/alimentadada por CSL
                                     
                                              Como já citado acima para este ramo de atividade, a despesa comercial (marketing e publicidade), que geralmente é compreendida como Despesas Operacional, neste caso obrigatoriamente faz parte do CUSTO, uma vez que sem ele, nao teríamos platéia com certeza, a divulgacao e o material para esta divulgacao chega em média a 1/4 dos recursos necessários a producao. (csl)
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