My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ética - "É a investigação geral sobre aquilo que é bom". Ah! é? E o que é bom? Aliás bom para quem?

.







Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética.   

     Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.
Moore GE. Princípios Éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4
A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.
Clotet J. Una introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92.
A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana.

         A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).
Singer P. Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6.

        “Realmente os termos “ética” e “moral” não são particularmente apropriados para nos orientarmos. Cabe aqui uma observação sobre sua origem, talvez em primeiro lugar curiosa. Aristóteles tinha designado suas investigações teórico-morais - então denominadas como “éticas” - como investigações “sobre o ethos”, “sobre as propriedades do caráter”, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vícios) era uma parte integrante essencial destas investigações. A procedência do termo “ética”, portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por “ética”. No latim o termo grego éthicos foi então traduzido por moralis. Mores significa: usos e costumes. Isto novamente não corresponde, nem à nossa compreensão de ética, nem de moral. Além disso, ocorre aqui um erro de tradução. Pois na ética aristotélica não apenas ocorre o termo éthos (com 'e' longo), que significa propriedade de caráter, mas também o termo éthos (com 'e' curto) que significa costume, e é para este segundo termo que serve a tradução latina.”

Tugendhat E. Lições sobre Ética. Petrópolis: Vozes 1997:35.

Kierkegaard e Foucault diziam que a ética grega é uma estética, ou uma poética, preocupando-se com a arte de viver, com a elaboração de uma vida bela e boa.

Valls ALM. in: Ética e Contemporaneidade

Fonte: http://www.ufrgs.br/bioetica/etica.htm

                      Bom, vamos lá...

                      Partindo das citações acima, aparentemente bem fundamentadas, vamos tecer alguns comentários, para compreender melhor esta tal de ética/moral trazida para o mundo real, pois na teoria é show.

                      Bom? Bom para quem? Por exemplo para o acusador ou para o acusado, exemplificando, para o Estado ou para o Contribuinte, para a amante ou para a matriz, para o aluno ou para o professor, para irmãozinho menor ou para o irmãzinho maior, para mim ou para o meu concorrente no concurso público para a vaga x, para o meu chefe ou para mim?

                     Pretende a perfeição do ser humano... mas para que? E o que é ser perfeito? Não visão de quem?

                      Que porra é esta de perfeição?

              É perfeito para você viver na correria, é isto que te da ânimo para continuar a viver, ou é perfeito para você ter uma vida mais pacata, algo assim como trocar a cidade de São Paulo por uma cidade no interior do Paraná por exemplo, sei lá o que é perfeito para cada um, não é necessariamente para todos.

             Na idade média era perfeito queimar as pessoas, colocar suas cabeças em praças públicas a título de punição, porque? ora porque a "cultura" daquela época era permissiva a isto, hoje é? Não, aliás não necessariamente, pois não se faz isso, mas talvez se faça algo pior com a dignidade do ser humano mantendo-os em lugares que eu chamo de depósito de pessoas (prisões), ficam lá talvez porque não votem, se votasse talvesse tivesse um outro lugar para ficar.

              Para falarmos de ética, somos obrigados a falar de caráter, e então como se forma o caráter, ele já vem pronto no DNA ou ele é formado, pela educação que você receber ou não recebe, pelo meio pelo qual você é criado.

              Quais são mensagens que os seus pais passaram para você? E seu professores, estes seres fantásticos, que muitos deles não sabem o poder que tem na formação de um ser, mas que muitas vezes são despreparados, por vários motivos, um deles é justamente porque são mal formados. Você já conversou com o professor ou professora da sua filha, sabe o meio social em que ele vive, conhece a sua conduta como pessoa? Não, como sabe que ele poderá passar algo de útil para o seu filho, a não se importa porque ele segue um programa pedagógico idealizado pelo MEC, lapidado pela filosofia da escola em que ele estuda, ah! compreendi.

                Bom, tudo isso forma o caráter do indivíduo, não imagine que venha com o DNA não, porque não vem, assim como a personalidade dele se forma, embora esta tenha  uma forte presença de como são os seus pais, mas ela pode ser alterada também.

                Enfim, caráter forma-se, assim como a personalidade também, mas esta última tem uma pitada dos pais.

                Considerando que não temos muitas vezes as melhores referências, muitas vezes tudo depende de nós, ou seja, de uma reprogramação, isto é muito comentado em neurolinguística, ou seja, sabe aquilo que você, mas você sabe que não presta, então de um erase nisso, recompile tudo, e deixe só aquilo´que é aproveitável, digo isto para que você viva melhor, ou seja, para você ser aceito no meio social. Ah! Não te importa ser aceito no meio social, compreendo, uma vez que você seja uma pessoa independente financeiramente, que você tenha equilíbrio emocional, poderá ser o que você quer ser, do contrário terá que se submeter as hipocrisias impostas pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.