Certas pessoas pensam que o marketing pessoal, é algo somente atrelado a vida profissional, motivado tal pensamento em relação aos modismos "literários" e a mídia sensacionalista, que são colocados guela abaixo dos incautos terrestres. Digo assim porque as vezes me sinto um ET.
Para começar a palavra já é americanizada, se é que podemos falar assim. MARKETING
Técnicas devem ser desenvolvidas, para que o marketing pessoal seja realizado, bem como que a resposta seja a seu favor e não a seu desfavor, ou seja, não fazendo com que você pareça alguém que deseja o tempo todo que as pessoas saibam que você é isso ou aquilo, no sentido de te valorizarem, calma, calma, não é assim.
Stephen Covey, em seu livro O 7 Hábitos das pessoas eficientes, escreve sobre o papel que representamos na sociedade, descreve ele 7 hábitos, penso eu ser bem mais papéis que representamos, mas tudo bem. Ele escreveu este livro faz muito tempo, quando eu li, não diferente de outros livros de auto ajuda, encontrei muitas coisas óbvias, depois ele escreveu um livro dos 7 hábitos das pessoas eficazes. Virou moda também.
Importante destacarmos o conceito de algumas palavras, segundo o senso comum, se bem que eu gosto de compreender a etmologia das palavras, pois a sua origem fala muito mais efetivamente do que elas representam, em detrimento do que elas são para a sociedade.
Marketing: Em administração, marketing é o conjunto de técnicas e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produtor para o consumidor. Corresponde à implantação da estratégia comercial, que abrange um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-venda.
Fonte: Wikipédia (adooro)
Veja bem, "em administração", pois por analogia emprestaram o termo, uma vez que diz "produtor para consumidor", então enquandraram aqui VOCÊ como alvo, ou seja, produtor de alguém supostamente que irá consumi-lo, desta forma você tem que ser atrativo, certo? Mas atrativo de que forma?
Vamos ver o marketing pessoal atrelado a uma conquista amorosa...
Terá que ser o produtor de coisas interessantes, para que alguém tenha interesse em consumi-lo, senão vejamos:
Supondo que você seja um homem/mulher que reúna as seguintes qualidades, sendo um homem/mulher cheiroso(a), inteligente, perspicaz, conhecedor(a) do mundo das(os) mulheres/homens, sensível para perceber que ela mudou o cabelo/que o time dele foi campeão da libertadores ou comprou um vestido novo/que ele não esta mais com problema de calvisse, que você ainda se veste bem, é um animal/devassa na cama (no bom sentido...), pronto se ela/ele souber isso, seu Marketing Pessoal está realizado, e você já tem um mercado consumidor.
Vamos ver o marketing pessoal atrelado a uma conquista de emprego...
Supondo que você tenha uma boa formação acadêmica, uma trajetória profissional que gerou know how suficiente para você assumir um projeto, tem habilidades para fazer a gestão de pessoas, domina línguas, eu disse línguas, não disse apenas saber o inglês, que você tem uma cultura que transcende a sua cidade e emerge para o exterior, em especial a Europa, pronto se o headhunter souber isso, seu Marketing Pessoal está realizado, e você já tem um mercado consumidor.
... Outros conceitos:
Eficiência/Eficaz:
Porque será que as pessoas não sabem a diferença de ser Eficiente e ser Eficaz.
Eficiente é fazer tudo certo, mas não necessáriamente atingir a META.
Eficaz faz tudo certinho e atinge a META.
Exemplo 1:
Eficiente: Preparei uma petição, concisa, objetiva, extremamente bem fundamentada, com as citações dos julgados mais recentes sobre o tema em comento, e ela esta perfeita para ser apreciadas pelo Ilustre Magistrado, e é muito provavel que seja deferido o meu pedido.
Eficaz...: Não, não há necessidade deste pedido ser deferido, isto não seria necessariamente sinônimo de Eficácia, pois a considerar que na Justiça tudo pode, perpassa o que diz a letra fria da Lei, nao interpretaria como eficaz ou falta de eficácia a decisao favoravel a minha peticao, mas o que nao seria Eficaz, seria o seguinte:
Prazo segundo a legislacao para protocolar a peticao: DIA 10/07/2011
Por algum motivo tinha o prazo na cabeça como sendo dia 11/07/2011
Resumo, fui eficiente, mas não fui EFICAZ, ora porque não? PORQUE PERDI O PRAZO.
Fonte: Wikipédia (adooro)
Veja bem, "em administração", pois por analogia emprestaram o termo, uma vez que diz "produtor para consumidor", então enquandraram aqui VOCÊ como alvo, ou seja, produtor de alguém supostamente que irá consumi-lo, desta forma você tem que ser atrativo, certo? Mas atrativo de que forma?
Vamos ver o marketing pessoal atrelado a uma conquista amorosa...
Terá que ser o produtor de coisas interessantes, para que alguém tenha interesse em consumi-lo, senão vejamos:
Supondo que você seja um homem/mulher que reúna as seguintes qualidades, sendo um homem/mulher cheiroso(a), inteligente, perspicaz, conhecedor(a) do mundo das(os) mulheres/homens, sensível para perceber que ela mudou o cabelo/que o time dele foi campeão da libertadores ou comprou um vestido novo/que ele não esta mais com problema de calvisse, que você ainda se veste bem, é um animal/devassa na cama (no bom sentido...), pronto se ela/ele souber isso, seu Marketing Pessoal está realizado, e você já tem um mercado consumidor.
Vamos ver o marketing pessoal atrelado a uma conquista de emprego...
Supondo que você tenha uma boa formação acadêmica, uma trajetória profissional que gerou know how suficiente para você assumir um projeto, tem habilidades para fazer a gestão de pessoas, domina línguas, eu disse línguas, não disse apenas saber o inglês, que você tem uma cultura que transcende a sua cidade e emerge para o exterior, em especial a Europa, pronto se o headhunter souber isso, seu Marketing Pessoal está realizado, e você já tem um mercado consumidor.
... Outros conceitos:
Eficiência/Eficaz:
Porque será que as pessoas não sabem a diferença de ser Eficiente e ser Eficaz.
Eficiente é fazer tudo certo, mas não necessáriamente atingir a META.
Eficaz faz tudo certinho e atinge a META.
Exemplo 1:
Eficiente: Preparei uma petição, concisa, objetiva, extremamente bem fundamentada, com as citações dos julgados mais recentes sobre o tema em comento, e ela esta perfeita para ser apreciadas pelo Ilustre Magistrado, e é muito provavel que seja deferido o meu pedido.
Eficaz...: Não, não há necessidade deste pedido ser deferido, isto não seria necessariamente sinônimo de Eficácia, pois a considerar que na Justiça tudo pode, perpassa o que diz a letra fria da Lei, nao interpretaria como eficaz ou falta de eficácia a decisao favoravel a minha peticao, mas o que nao seria Eficaz, seria o seguinte:
Prazo segundo a legislacao para protocolar a peticao: DIA 10/07/2011
Por algum motivo tinha o prazo na cabeça como sendo dia 11/07/2011
Resumo, fui eficiente, mas não fui EFICAZ, ora porque não? PORQUE PERDI O PRAZO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.