My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Você usa um Terno ou um Costume? Sabe a diferença?



Todo homem deve ter um bom terno. Seu primeiro terno deve ser um cinza, pois é uma cor versátil, que vai bem tanto de dia, quanto de noite, em ocasiões formais ou informais. Também é mais fácil fazer a combinação de camisa e gravata com ele. Em seguida, compre um azul marinho, que também vai bem de dia ou de noite e em ocasiões formais ou informais.

O terno preto é mais formal e, por ser mais austero, é ideal para a noite.

Diferenciação entre terno e costume

O terno é o trio composto de paletó, calça e colete. Já o costume é composto apenas da calça e do paletó. Ambas as opções são válidas para eventos onde se pede tal roupa. No entanto, o terno é mais formal.

costume-preto-tres-botoes
Costume com paletó de três botões - o mais clássico e sem erro
terno
O clássico terno, composto de calça, paletó e colete

Dicas ao comprar o terno/costume:

Para o paletó:
- Ombros lisos – sem costuras repuxadas ou ondulações;
- A gola deve assentar no pescoço;
- As mangas do paletó não devem cubrir suas mãos;
- O comprimento correto do paletó é que ele cubra seu traseiro;
- A manga da camisa deve ficar 1 centímetro aparecendo por baixo do paletó;
- O último botão do paletó deve sempre estar desabotoado – facilita na hora de se assentar e ao locomover-se;
- Paletós de dois botões são ideias para pessoas mais baixas, pois aumenta o “V” que é formado ao abotoar o paletó, alongando a silhueta.

Para as calças:
- Em geral, têm duas pregas (as calças sem pregas são mais modernas e também devem fazer parte de seu guarda-roupa), dois bolsos laterais e dois traseiros sem abas;
- A barra da calça deve ficar um dedo acima do salto do sapato;
- O vinco deve descer reto de cima até embaixo, sem fazer cuvas no joelho.

Acessórios:
- A ponta da gravata deve ficar de 1 a 2 centímetros de distância do cós da calça;
- Nunca prenda a gravata por dentro da calça.

Sapatos:
- Devem ser pretos ou marrons;
- As meias combinam ou com a cor da calça ou com a cor do sapato. A meia deve dar uma ideia de continuidade na perna. Assim, se você tiver com uma calça azul marinho e sapato marrom, a meia é azul marinho (as palavras são da consultora Gloria Kalil).
Achei um vídeo que explica o passo-a-passo na hora de escolher um terno – assim, se restaram dúvidas, você as tira agora!
Nos próximos posts vamos falar sobre os sapatos ideais para combinar com o terno e sobre qual a combinação ideal de gravata + camisa.
Algumas das dicas deste post foram retiradas do livro “Chic Homem“, da Gloria Kalil (um manual básico para qualquer homem moderno).
.
Fonte: http://www.homemmoderno.com/moda-masculina/ternos/
---

Mais...

Sabe usar um lenço?

Em outro post vou abordar lenços (não tenho o hábito, mas acho fashion), suspensório (este eu amo), abotoaduras (este eu amo), gravata (este eu amo), prendedores de gravata (este último detesto)



Sabe ousar na gravata?



.

.
Antes de mais nada, e eu já falei isso aqui, existe uma diferença entre terno e costume. O terno é o conjunto com as três peças, sendo a terceira o colete – praticamente esquecido – e o costume é a dupla mais utilizada formada por paletó e calça.

Nem todas as ocasiões pedem o conjunto completo – com gravata e tudo. Mas em algumas, como casamentos e formaturas, ele ainda é obrigatório.

No Brasil, poucas empresas e cargos exigem que o funcionário use costume, mas para profissões  como advocacia, por exemplo, ele é indispensável.

Quanto mais peças, maior a formalidade. Gestores sempre vão usar o costume completo, com gravata. Alguns funcionários de nivel mais baixo na escala hierarquica podem usar apenas o paletó, ou apenas a gravata, já outros em nivel mais baixo usam só calça e camisa social, sem fazer uso de uma terceira peça.

O uso do costume completo ou só de algumas peças não é determinado apenas pela escala hierárquica, embora este seja o uso mais comum, mas também pelo tipo de trabalho que ele executa e a mensagem que ele precisa passar para as pessoas com quem lida.

Antes de comprar o terno, deve-se pensar em sua utilidade: trabalho, ocasiões especiais ou eventualidades.

Para o trabalho e para eventualidades o melhor são os modelos tradicionais, de cores neutras mas não tão fortes quanto o preto. As tonalidades de cinza e marinho são perfeitas.

O uso de costumes sempre causa boa impressão em uma entrevista, mas o funcionário deve verificar o dress code da empresa, para não se sentir formal demais e se adequar ao seu nível hierárquico.

Preto é inadequado para entrevistas, por ser uma cor austera, rigida demais e passar uma imagem inacessível e opressora, mas o terno não deve ser muito claro, para não causar o efeito contrário.

Para eventos diurnos, as cores claras são mais adequadas, já para eventos noturnos o preto e cores escuras são mais apropriados – em ambos os casos a lapela e o ajuste podem ser mais modernos.

Principalmente quando o costume for usado com frequência, o ideal é mandar que um alfaiate faça, sob medida. Se essa não for uma possibilidade que caiba no orçamento, não se esqueça de ajustar ao comprar o conjunto pronto.

Alguns pontos são fundamentais:
  • Ombros tem que servir perfeitamente, pois se os ombros não estão no lugar certo, não existe ajuste que resolva (isso funciona para qualquer tipo de roupa).
  • Os botões  ajudam a regular a sua altura – se for menor, use botões mais baixos pois o espaço da camisa aparecendo alongará o corpo, o contrário acontece se a sua estatura for muito grande.
  • O paletó deve ser levemente acinturado, delineando as formas do corpo e fazendo com que a pessoa pareça confiante e confortável ao mesmo tempo.
  • A altura do paletó geralmente acaba na linha do quadril, principalmente quando a pessoa for mais baixa, ou um pouco abaixo dessa linha, se for muito alto.
  • Um dedo do punho da camisa precisa aparecer pela manga do paletó.
  • A lapela deve ser proporcional ao tamanho de quem usa. Se for um homem grande e largo, a lapela não pode ser estreita.
  • As pernas da calça não podem ser largas demais e a barra da calça deve ser feita de forma que as pernas tenham o caimento reto e cubram as meias e um pouco do sapato, sem volumes.
  • A calça precisa se ajustar ao corpo sem a necessidade do uso de cintos.
Ao provar, leve uma camisa e um sapato social e, se for o caso, a sua pasta de trabalho. Faça movimentos como andar, abraçar, levantar o braço e também coloque coisas no bolso para testar como a aquisição se comportará no seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.