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sexta-feira, 15 de julho de 2011

O que é uma empresa?



CAPITAL - TRABALHO - KNOW HOW - PAIXÃO (csl)

(se não tiver a última palavra (PAIXÃO), esqueça)

Apesar de a pergunta parecer simples, quase ingênua, poucas pessoas estão dispostas a parar para tentar respondê-la. Afinal, todo mundo sabe que se trata de um negócio, que produz bens e serviços, visando o lucro e a geração de riqueza. Não é mesmo?

Peter Drucker, um dos papas em estratégia e gestão empresarial, tem uma resposta um tanto quanto diferente e muito bem fundamentada para a questão. Para ele, é o consumidor que determina o que é uma empresa e a empresa só existe se conseguir atender ao consumidor. A venda, o lucro e o enriquecimento são apenas resultados dessa relação, que tem mão dupla.

"Somente a vontade do consumidor de pagar por um bem ou serviço converte os recursos econômicos em riqueza e os objetivos [da empresa] em bens", afirma Drucker. Claro que a ação empresarial tem o poder de criar o consumidor. Isso acontece principalmente nos setores de alta tecnologia, considerados de vanguarda. Mas é fundamental entender que o consumidor não compra um produto, e sim, o que o produto faz por ele, que considere útil, que lhe traga algum valor adicional.

O efeito da inovação é dinamizar a economia

A função social de uma empresa, portanto, é satisfazer as necessidades do consumidor. Por isso, ela precisa conhecê-lo e estar em sintonia com seus valores. Nesse sentido, diz Drucker, Em síntese, não dá para conceber uma empresa que não esteja disposta a se aproximar de seu consumidor e dialogar com o empresário não deve perguntar o que se deve vender e sim, o que o consumidor está disposto a comprar. Se, na maioria dos casos, o consumidor define o negócio, ele deve ser também o foco do planejamento estratégico da empresa.

Em síntese, não dá para conceber uma empresa que não esteja disposta a se aproximar de seu consumidor e dialogar com ele. As que fogem dessa relação, raramente sobrevivem por muito tempo.

Funções básicas de uma empresa

De acordo com Drucker, a empresa tem duas funções básicas: desenvolver o marketing e a inovação. O primeiro, no entanto, não pode ser entendido apenas como um mecanismo de venda. "O verdadeiro marketing começa com o consumidor, seus dados demográficos, suas realidades, suas necessidades, seus valores".

Conhecido o consumidor, a empresa precisa estar atenta à inovação, uma vez que não é suficiente que apenas forneça bens e serviços. É preciso fornecer os melhores e mais econômicos. Por esse caminho, a inovação cria o novo, o desejo e a satisfação. Bem como estabelece os parâmetros para a competitividade.

O efeito da inovação, portanto, é dinamizar a economia, fortalecer a concorrência e estimular o empreendedor na busca por desempenho cada vez mais surpreendente, revelador de talentos e desbravador de horizontes, alimentando interesses privados e coletivos num crescendo contínuo.

É importante que se entenda que inovação não é, necessariamente, invenção e não se reduz à tecnologia. O termo pertence mais à economia que à tecnologia. As inovações podem ser tecnológicas, sociais e econômicas. A síntese para inovar é dar maior capacidade aos recursos humanos, tanto da empresa como da sociedade.

Texto meu (csl):

                  Uma empresa...

                  Meus 20 anos de trajetória profissional como Contador, credenciam-me a opinar sobre o tema, respeitando o Pai da Administração Peter Druker e colocando o meu sentir sobre o que vivenciei nestes anos, trabalhando em/e para empresas familiares, não familiares e públicas.


                  O que é possível dizer que para você ter uma empresa, a primeira coisa que você precisa é ter uma idéia.

     Considerando que a partir desta idéia, onde determinará o que você irá explorar, ou seja, será uma indústria, um comércio, uma prestação de serviços, quais são as suas habilidades para desenvolver esta atividade? Tem as competências para assumir este projeto? Tem os recursos necessários ou sabe onde buscá-los?


De posse da idéia quais são as suas metas? Quais os resultados pretende obter, e em que prazo?


O Que deseja efetivamente atingir?

Quer ser o Steve Jobs, egocêntrico que faz o produto para o seu bel prazer, mas como é um cara visionário agrada um nicho x de clientela

Ou quer ser o Eike Batista que apenas quer ser visto pelo mundo como o homem mais rico do planeta, ultrapassando Carlos Slim com apenas US$ 74 Bilhões, sim porque o Eike tem apenas US$ 30 Bilhões.

Ok, tem a idéia, as metas, e conte-me qual a Estratégia? Como pretende atingir estas Metas?


Compreendi. E aí você tem uma equipe? Esta equipe esta comprometida com o seu negócio? É uma equipe multidisciplinar? Como você faz para mantê-los motivados?


Perfeito. Então agora, basta coordenar e colocar esta equipe para trabalhar, juntos terão que trabalhar muito, muito e muito, ok!


Não se esqueça de atualizar as posições/etapas do projeto, mantenha todos alinhados, sabendo aonde estão.


Esta atualização de posições, permitirá redefinir rotas, se necessário, para que você não seja surpreendido.



Mantenha-se antenado, seja visionário, fique atento ao mercado, o que o mercado sinaliza, fique atento aos seus players, fique atento a sua equipe, saiba como reter talentos.



Cumprindo as etapas acima, terá uma empresa de sucesso, mas já antecipo que este roteiro não é simples de cumprir, mas para você chegar no último degrau, terá que começar, pisando no primeiro degrau, olhe para frente, seja racional, execute e seja uma pessoa determinada.

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