My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

4 - Locais Interessantes em Fortaleza-CE Restaurantes, outros...

Restaurante Sah (alto nível) (csl)


a) Ambiente







b) Breve mostra do cardápio

              Prejudicado, mas pelas fotos que constam no site, parece interessante, bem como pela indicação da Top3, que não é possível contestar, devido ao sempre bom gosto apresentado por elas.

              Consegui isto:


1a Entrada - Mini Pão Árabe com filé suíno 


Preparando à mesa (dourando o filé de atum... humm, parece bom isto) 


2a. Entrada - Filé de Atum, levemente dourado pelo maçarico 


Risoto de Lagosta (que chato!) 


Carré de ovelha, com molho, purê de batata com excelente textura e brócolis com alho 



E para concluir... Sobremesa, Mousse de Chocolate com vinho do porto e Rapadura Negra, com um physalis em cima para dar um charme.

Physalis, o que é isso? Nunca ouvi falar, mas... como eu sou curioso ao final lhe apresento o que é physalis.

http://sahrestaurante.blogspot.com/

Indicação: http://toptres.blogspot.com/search/label/comida?updated-max=2011-07-30T19%3A30%3A00-03%3A00&max-results=20


Physalis  (E que charme...)



Cada dia mais, me surpreendendo positivamente com o Nordeste... Estou adorando.

A physalis é uma fruta bem interessante: considerada exótica, é encontrada no mercado a preços elevados, mas, apesar disso, no Norte e Nordeste do nosso país ela é comum nos quintais e chamada por nomes bem brasileiros: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome.

Essa variedade nativa é a Physalis angulata, da família das Solanáceas, a mesma do tomate, da batata, do pimentão e das pimentas. Originária da Amazônica e dos Andes, a physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia.

Na Colômbia, é conhecida como uchuva e no Japão, como hosuki. É uma planta arbustiva, que pode chegar aos dois metros de altura. As frutas são delicadas, pequenas e redondas, com coloração que vai do amarelo ao alaranjado, envolvidas por uma folha fina e seca, em forma de balão. Com sabor doce, levemente ácido, a physalis é consumida ao natural e usada na preparação de doces, geléias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes. É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides.

Seu lado medicinal não deixa a desejar: é conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.

A planta tem sido estudada também por fornecer um poderoso instrumento para controlar o sistema de defesa do organismo, diminuindo a rejeição em transplantes e atacando alergias. Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) da Bahia identificaram substâncias com esse potencial na Physalis angulata e já solicitaram patente sobre o uso delas. Testadas por enquanto em camundongos, espera-se que as fisalinas (chamadas de B, F e G) tenham um efeito tão bom quanto o das substâncias usadas hoje para controlar o sistema imune, mas com menos efeitos colaterais, quando forem usadas em pacientes humanos.

"Em geral, ela é usada na forma de chá ou infusão", diz Milena Soares, pesquisadora da Fiocruz. A erva cresce na América Latina e na África, e as moléculas que produz, as fisalinas, atraíram a atenção dos cientistas porque pertencem ao grupo dos corticosteróides, usados hoje para controlar o sistema imune. "Essas substâncias já tinham sido descritas, mas nós fomos os primeiros a estudar suas propriedades", conta Soares. O trabalho foi publicado na revista científica "European Journal of Pharmacology" (www.sciencedirect.com/science/). Se for comprovado que as substâncias causam menos efeitos colaterais, a pesquisadora diz que os pacientes com o sistema imune hiperativo seriam poupados de inchaços ou da diminuição da produção de células do sangue na medula óssea, causada pelos medicamentos utilizados hoje.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.