My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dinheiro - II/IV (Determinação e Disciplina)

.


- Vem aí o Joe Berardo... Era uma boa oportunidade de lhe perguntar como é que ele arranjou a sua colossal fortuna. Mas fui educado a não perguntar isso aos ricos, nem a idade às senhoras...

- Pois é... Um homem educado, nem sempre é bem informado!





.

Texto de outrem:

.
O HOMEM MAIS RICO DA BABILONIA




                               A historia tem sua ocorrência na Babilônia, onde um fabricante de carruagens tivera na noite anterior um sonho. Ele o fabricante estava de posse de ouro, prata e muitas moedas tilintando em sua algibeira. Ele era um homem cheio de muitas riquezas. Estando perplexo a respeito do sonho e agora de cara com a realidade, ele recebe a visita de seu melhor amigo o músico, que o pega ainda em devaneio. Diante de outra realidade a de não ter dois ciclos de prata para emprestar ao seu amigo que o importunava é que o faz contar o sonho Ao seu amigo Kobi.



                           Os dois iniciam um dialogo sobre o porquê de não possuírem dinheiro, ouro e moedas numa cidade como Babilônia que era conhecida pelos viajantes como a mais rica e prospera entre todas. A preocupação naquele momento com o desfrutar de uma vida melhor, com boas comidas, vestidos finos e etc, atravessou muitas gerações dos seus. Bansir era o nome do fabricante. Confessou ao seu amigo estar disposto a empregar toda a sua força, coragem e inteligência para a partir daquele momento ser um homem de posses. Ter a sua fazenda, animais, uma boa renda para o seu futuro e de seus filhos. Ao verem as fileiras de escravos seminus transportando pesados odres de água para regar os jardins suspensos do palácio real. Chegam quase a se comparar com os tais, porem dão conta de que são homens livres e também sabem que babilônia apresenta misturas de pobreza com riqueza. Mas quem procurar para dar-lhes instruções sobre como enriquecer? , Kobi que há pouco tinha visto Arkad o homem mais rico de Babilônia, teve uma idéia, sugeriu a Bansir seu amigo a procurá-lo.

                          Bansir por sua vez decidiu também convidar alguns amigos de infância para saberem de que forma Arkad tornara-se o homem mais rico e Babilônia sendo conhecidos de Arkad desde a infância e sabendo que ele também era conhecido como um homem generoso não hesitaram em procurá-lo. Enfim encontram Arkad e esse depois de feitas muitas interrogações responde com precisão aos seus amigos. Afirma Arkad, a diferença que ocorreu em um dado momento de nossas vidas é que vocês não aprenderem ou não observaram as leis que comanda a acumulação de riqueza. Ele prossegue falando sobre o ?voluntarioso destino? que segundo ele, é um deus cheio de malícia que não assegura um bem duradouro preá ninguém. Logo seus ouvintes se convencem de que ele está falando a verdade. Arkad vai dizer precisamente que tudo começou com a sua insatisfação de ver tanta riqueza e não poder ser participante daquilo que ela produz de bom.

                            Ele confessa que mesmo exercendo a sua profissão com afinco, não conseguiu aquilo que ele queria de melhor. Foi quando ele encontrou Algsamish o emprestador de dinheiro, que lhe deu instruções sábias de como enriquecer e não ser dominado pela riqueza. Um dos ensinamentos recebidos por Arkad é o de reservar um décimo de quanto ganhar, que se resume em pagar a si mesmo em primeiro lugar. Arkad seguindo os conselhos de Algamish comete alguns deslizes, mas logo se recupera, e, passa a colocar em marcha o controle sobre as leis que comandam a riqueza. Terminada a lição, Bansir, Kobi e seus amigos voltam pensativos nos conselhos que receberam, tais como; aprender como seu tesouro deve trabalhar Para você, assegurar um renda futura, buscar conselhos dos homens sábios no ramo, enfim pegar a compreensão sobre a leis que imperam a riqueza.

                            Naquele momento o ensinamento de algamish passa para Arkad e deste para BaNSIR, Kobi e os demais. Essa historia toma um rumo forte quando o dinheiro de Babilônia vai para o sumidouro, o comercio começa a declinar, o desemprego a aprece, as colheitas não são vendidas, por fim o ouro de Babilônia vai se achar nas mãos de uns poucos cidadãos de Babilônia. Daí o Rei convoca Arkad para tirar babilônia do sufoco. Segue-se a historia com a apresentação por parte de Arkad das sete soluções para a falta de dinheiro, e de ensinamentos sobre o que é a sorte. Kalabab e outro personagem é que vai relatar sobre Arkade seus feitos com seu filho Nomasir que passa por um rigoroso teste de vida, antes de tornar-se herdeiro de toda a riqueza de seu pai Arkad. As cinco leis de ouro foram responsáveis pela salvação de Nomasir, isso depois de ter gastado todo o dinheiro que seu pai lhe dera num pesado saco de moedas para retornar dez anos depois. Um fabricante de lanças também faz parte dessa historia, depois de ganhar do Rei cinqüenta moedas de ouro, esse vai procurar Mathon um emprestdor de dinheiroque lhe vai seguros ensinamentos sobre como fazer as moedas se multiplicarem.

                           As muralhas de babilônia que sofreu sofrera uma investida sem sucesso de seus inimigos é colocada no historia como referencias, a uma boa poupança, investimento seguro, pois isso é que dá sustentação a uma família, nação ou empresa. Vários personagens fazem parte dessa rica historia como: Dabasir o negociante de camelos que consegue saldar a sua dividas, as tabuinha de argila de Babilônia, Sharru Nada, Hadan Gula e, finalmente, um esboço histórico de Babilônia. Essa historia tem tudo a ver com os nossos dias, e tendo seus conhecimento aplicados são verdadeiras curas para os problemas enfrentados por uma família, nação, empresa etc. é uma obra rara.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.