My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dinheiro IV/IV - Clássico Contemporâneo (Pai Rico Pai Pobre)


Texto meu (csl):

                          Não mencionar esta obra, não seria prudente, destarte penso ser relevante conhecê-la.

                          Não me agrada muito citá-lo, algo como livro clichê, muito batido, debatido, desvirtuado, outros livros pegam  a ponta do iceberg, da essência e transformam em livros de auto-ajuda, que não ajuda em nada às vezes, apenas confunde, por excesso de informação desencontrada.

                          Há que ser crítico, pois o filtro é necessário, mas ele acaba por trazer uma mensagem boa.

Texto de outrem:



                     Robert Kiyosaki costuma dizer que tem dois pais, um rico e um pobre. O seu pai de sangue é o seu pai pobre. Com alto grau de instrução e uma boa renda familiar, ainda assim se encontra com muitos problemas financeiros (tal como a classe pobre e a classe média). Seu pai rico é na verdade o pai de seu grande amigo Mike, que com pouca instrução mas com muitas idéias e muito conhecimento sobre finanças, construiu um império bilionário no Havaí.


                     No livro, Robert mostra os ensinamentos que seus dois pais lhe deram no que diz respeito aos estudos e sobre o que é ser bem sucedido. Seu pai pobre dizia para estudar, se formar e arranjar um bom emprego que lhe oferecesse segurança. Seu pai rico dizia para ter ambição.


O que os seus pais te ensinaram?


A corrida dos ratos


                          A maioria de nós vai falar que nossos pais nos ensinaram a estudar, a arranjar um bom emprego que seja seguro e dê para sustentar uma família. O que nossos pais não nos ensinaram é que esse caminho acaba nos levando a seguir o mesmo caminho deles: ganhar bem e continuar sem dinheiro.


                          Isso acontece porque quando você começa a trabalhar, você quer ganhar mais para poder comprar mais coisar ou comprar coisas melhores do que as que você já tem.


                        Você quer ganhar mais para trocar o carro, mudar para um apartamento (ou casa) novo, etc. Então no final das contas, mesmo que você mude de emprego e ganhe mais, você não vê a cor do dinheiro. Ele entra e logo vai embora.


                           O problema começa a aparecer quando você tem gastos que não previa no orçamento tal como um filho que veio inesperadamente. É aí que começam a aparecer as dívidas e você passa a querer voltar a estudar para arranjar um emprego melhor ou ser promovido. Só que mesmo que você o faça e consiga, você vai continuar não vendo a cor do dinheiro e possivelmente continuará endividado. Você está na corrida dos ratos onde eles correm, correm, correm e ficam sempre no mesmo lugar (analogia ao ratinho de gaiola que fica andando o dia todo na sua roda e continua no mesmo lugar).


Você não quer entrar ou quer sair da corrida dos ratos?


Lições do pai rico


                   A primeira parte do livro nos faz perder um pouco do medo de arriscar. São seis lições que contam um pouco da história de Robert e de seus pais.


  • Lição 1: Os ricos não trabalham por dinheiro…
    … fazem o dinheiro trabalhar por eles. Aqui você verá qual é o segredo que faz os ricos serem ricos e os pobres serem pobres. Você sabe o que é um ativo e o que é um passivo?

  • Lição 2: Para que alfabetização financeira?
    Um dos grandes segredos dos ricos é saber lidar com dinheiro e com o fluxo dele nas suas vidas. Quando um pobre ou classe média ganha um dinheiro, sua tendência é logo gastar esse dinheiro comprando roupas, eletrônicos, etc. Quando um rico ganha dinheiro, gasta esse dinheiro comprando ativos para aumentar os seus ganhos.

  • Lição 3: Cuide dos seus negócios
    Você sabe o que é um negócio? Sabe diferencia-lo de um trabalho? Você sabia que o negócio da maior empresa de venda de sanduíches do mundo, o Mc Donald’s, na verdade não é a venda de sanduíches?

  • Lição 4: A história dos impostos e o poder da sociedade anônima
    Você sabe qual é a origem dos impostos que levam um terço do que você recebe para os bolsos do governo? Você sabia que uma Sociedade Anônima tem uma série de regalias tributárias?

  • Lição 5: Os ricos inventam dinheiro
    A maioria de nós, meros mortais, não nascemos com milhões na nossa conta bancária. Mas se tivermos a educação financeira correta e trabalharmos nossas mentes, é fácil fazer dinheiro aparecer na nossa conta.

  • Lição 6: Trabalhe para aprender, não trabalhe por dinheiro
    O seu maior bem é o seu conhecimento e o que mais precisamos para chegarmos ao topo  rapidamente é de experiência de vida. Aqui Robert conta como seu pai pobre ficou decepcionado quando ele largou um emprego de US$150 mil anuais para ir trabalhar na Marinha norte-americana com um salário bem menor e instabilidade. Ao contrário do seu pai rico que ficou muito orgulhoso.

                   A segunda parte do livro mostra que nada é impossível e te dá algumas dicas preciosas de como começar e como se educar financeiramente.


                     Se você chegou até aqui, você quer mudar alguma coisa na sua vida e talvez tenha se interessado em comprar o livro. Mas antes disso você precisa saber de algumas coisinhas antes…


Nem tudo são flores


                    O livro é muito bom e dá dicas muito importantes para nos incentivar a cuidar mais de nossas finanças, só que os exemplos são todos focados na economia e nas leis norte-americanas. Um dos grandes exemplos do livro foi o sucesso de Robert Kiyosaki no mercado imobiliário norte-americano. Só que lá as leis de imóveis dos Estados Unidos são diferentes das leis daqui. Portanto antes de sair por aí comprando imóveis, abrindo empresas e investindo, procure saber mais sobre as leis brasileiras no que dizem respeito aos investimentos. Leia, estude e consulte pessoas especializadas no assunto.


                  O poder de mudar está em nossas mãos. Nós podemos decidir nosso futuro e nunca é tarde demais para isso. O dono de uma das maiores redes de comércio de frangos fritos dos Estados Unidos começou com 66 anos de idade e passou de falido à milionário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.