My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

... Ainda sobre a criação do Universo - Conjectura de Poincaré

                ... Então, tema polêmico não?! Sim, claro que sim.

                Lembro-me do filme ........ , daquele ganhador do premio nobel, um esquizofrenico cientista, se debruçava na solução de um problema matemático, agora Perelman, com a solução da Conjectura de Poincaré.

                A ciência esta aí para ser explorada, porém a imprensa marrom, não quer mesmo saber de ciência, como diz Perelman, na entrevista abaixo, quer notícia, se ela é boa ou ruim para a humanidade, que se dane... desde que se venda jornais, revistas, espaços publicitários, independente do tipo de mídia (outdoor, internet, televisiva, rádio).

               Um pouco arrogante ele, mas... pessoas da espécie dele geralmente são excêntricas, acho isto ótimo.

               Vamos lá, segue a entrevista do Ilustre cientista para quem tem o prazer pelo SABER, senão vejamos:  (texto csl)

(1) Não confunda excêntrico, com alguém que possa ter alguma patologia, ou seja, um psicopata, nada tem a ver, ou tem..., sei lá, pode ser, quem sabe?!

No uso popular, excentricidade refere-se a um comportamento não-usual ou estranho por parte de um indivíduo; tal comportamento pode ser notado por ser muito diferente ou simplesmente desnecessário. O conceito de excentricidade pode variar de acordo com a cultura local, dadas as diferenças de comportamento naturalmente encontradas em grupos étnicos geograficamente distantes. Diz-se que o indivíduo é excêntrico por apresentar um comportamento diferente — pessoas excêntricas geralmente encontram soluções não-convencionais para seus problemas.


Texto de outrem:

Homem mais inteligente da atualidade explica porque renunciou US$ 1 milhão


 

Grigori Perelman (44) recusou no ano passado um prêmio de um milhão de dólares por ter conseguido resolver a famosa conjectura de Poincaré, proposta em 1904 e considerada como um dos Sete Problemas do Milênio (os mais importantes problemas abertos e difíceis da matemática moderna).


Pese a seu êxito e fama instantânea depois de resolver esta complexa equação após 100 anos de tentativas, Perelman recusou-se a falar com a imprensa, e quanto mais evitava a mídia, quanto mais sua mãe dava sapatada em repórteres, mais aumentava a curiosidade em torno de sua pessoa. Em uma entrevista ao jornal russo Komsomolskaya Pravda, Perelman decidiu finalmente romper esse silêncio e falar a um jornalista e produtor de uma empresa de cinema, que vai fazer um documentário sobre ele.




- "Perelman me causou uma impressão de uma pessoa absolutamente sadia, saudável, adequada e acima da normalidade. É realista, pragmático e lúcido, mas também sentimental ao mesmo tempo e fica muito chateado sobre o que a mídia diz e escreve sobre ele", escreveu o jornalista após a entrevista.


Quando perguntado porque recusou a receber o prêmio de um milhão de dólares, Perelman foi enfático ao responder:


- "Não estou interessado no dinheiro nem na fama", disse, indicando que sua pesquisa toma todo o seu tempo como para pensar em outros assuntos. "Ademais sei como controlar o universo. Por que teria que correr atrás de um milhão de dólares?", disse.





Perelman também disse que não gosta de dar entrevistas, porque os jornalistas não estão interessados em ciência, senão em saber detalhes sobre sua vida pessoal, se ele toma banho, porque não corta as unhas e o cabelo. O cientista também se sente ofendido com o apelido dado pela mídia: Gricha.


A conjectura de Poincaré, resolvida por Perelman, é uma das maiores perguntas da topologia, um ramo da geometria que trabalha com as propriedades espaciais. Quando fala sobre o assunto Perelman se transforma:


- "Por que tivemos que lutar com a conjectura de Poincaré por tantos anos? Para dizer em poucas e simples palavras, a essência é a seguinte: se uma superfície tridimensional é reminiscente de uma esfera, então pode ser esticada e convertida em esfera. Isso é também conhecida como a Fórmula do Universo porque é altamente importante para pesquisar complexos processos físicos da criação. A conjectura de Poincaré também dá a resposta à pergunta sobre a forma do universo.

- "Estou aprendendo a computar o vazio. Eu e meus colegas estamos estudando os mecanismos que enchem o vazio social e econômico. O vazio está em todas partes, pode ser computado, e isto abre grandes
oportunidades. Sei como controlar o universo. Por que teria que correr atrás deste milhão de dólares?"



Ao final da reportagem o jornal exagera ou ironiza (não sei ao certo, mas a gente passa a entender porque ele não gosta de dar entrevistas) além do limite, de forma que simplesmente traduzo o que foi publicado na conclusão do Komsomolskaya Pravda para que você chegue a sua própria conclusão:
"Ambos os serviços secretos russos e estrangeiros estão demonstrando interesse nas descobertas de Perelman que teria adquirido uma espécie de super-conhecimento que o ajudaria a perceber melhor a criação. Os serviços secretos precisam saber se Perelman e seu conhecimento pode representar uma ameaça para a humanidade. Com seu conhecimento, ele poderia dobrar o Universo em um local e em seguida, desdobrá-lo novamente. Será que a humanidade sobreviverá após esse processo fantástico? Será que é preciso controlar o Universo?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.