My Way - Mars - Gun's... Canções que tocam a minha ALMA (seleção csl)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mitos - Eva e Lilith ou Lilith e Eva...

Texto de outrem:
.
                              E Deus criou o homem. E do mesmo pó fez a mulher à sua imagem e semelhança. Seu nome era Lilith. Seu destino era ser a companheira de Adão e seguir os desígnios de Deus.

                              Adão se deitou sobre Lilith para fecundá-la e procriar. Ela se recusou e disse: ¿Se fui feita do mesmo pó, se sou igual a ti Adão, por que devo ficar por baixo?¿ Em seguida, fugiu do paraíso e foi para o Mar Vermelho onde se tornou a noiva de Samael, o rei dos demônios. E assim surgiu o mito de Lilith. A lua negra, a vampira, a sereia...



Lilith é associada à figura da mulher avassaladora, rebelde e sedutora.









.


.

Com a fuga de Lilith, Deus então criou Eva da costela de Adão para ser sua mulher. A submissa, bela e dependente mulher idealizada por Deus para Adão. Eva era uma parte de Adão, portanto lhe pertencia e devia a ele obediência. A virgem, a pura, a santa...






Eva é associada à figura
da mulher obediente,
submissa e dependente.


                            A história de Lilith não existe na Bíblia. Surge apenas em livros da tradição cabalística. Historiadores religiosos especulam que Lilith foi retirada do livro do Gênesis para tentar apagar essa imagem da mulher incorreta.

                            Eva, como todos sabem, provou do fruto proibido contrariando as ordems do Criador. Não só provou como levou a maçã e deu a seu marido Adão que a mordeu. Eva seduzida pela serpente seduz Adão e ambos pecam. O castigo dos dois foi a expulsão do paraíso e a perda da imortalidade.




                        Seja Lilith, seja Eva, fica inegável a força feminina e seu poder de persuasão sobre os homens. Curioso é ver como é temida a mulher cujo perfil se aproxima do mito de Lilith. Temida e desejada.

                       Eva, a submissa, representa o ideal masculino de mulher obediente, que cala e permite mas com seu encanto discreto seduz e corrompe, faz pecar.

                        Nos dois mitos vemos a culpa do sofrimento masculino associado à mulher. Pobre homem que apenas quer cumprir seu papel de procriador, de forte, de senhor do mundo mas falha, erra e peca, por culpaa da mulher.

Quem já não ouviu os seguintes comentários?

"Essa é uma mulher que levanta um homem."
"Coitado, aquela mulher foi a sua ruína."

                        Tantos rótulos, tantas cobranças... Seria a mulher tão forte? Tão poderosa? Seria o homem tão fraco? Tão suscetível a influência feminina?

                       Prefiro acreditar que não existem fortes e fracos, culpados e inocentes ou certos e errados. Se existe um pecado original é chegada a hora do perdão. Somos todos humanos buscando a felicidade. Podemos até não voltar para o paraíso mas não precisamos fazer de nossas vidas um inferno.

                       A guerra dos sexos é sem sentido assim como todas as guerras e "Deus está do lado de quem vai vencer". Por isso, hasteei uma bandeira branca na porta do meu coração e joguei as maçãs na lixeira.

                       Não quero ser Lilith nem Eva. Não quero ficar nem sobre nem sob e, sim, ao lado de um homem. Não quero ser sua alma gêmea nem ser a sua metade. Sou inteira, sou mulher, sou humana. Muito prazer!


Fonte:  http://www.kitbasico.blogger.com.br/2005_10_01_archive.html
.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.