Como construir uma marca de valor
Ter uma marca sólida e respeitável é o objetivo da maioria das organizações, independente do porte ou segmento
Em um cenário no qual os consumidores possuem muito mais possibilidades de escolha, as empresas podem ser embaladas por modismos ou mudanças repentinas. No entanto, implementar um projeto de branding exige estratégia e planejamento, além do envolvimento de todos os profissionais da organização.
A marca deve estar inserida no pensamento estratégico da empresa e em todas formas de relacionamento da organização com os seus diferentes públicos, a começar pelos próprios indivíduos que fazem parte desta organização. Muitas vezes é preciso implementar transformações que visam, exatamente, gerar aumento de performance e trabalhar a própria percepção de valor da marca.
O grande segredo é entender a relação da marca com o público. Para isso, o primeiro passo é compreender o que chamamos de "inspiração da marca". Ou seja, precisamos conhecer sua razão de ser, o seu propósito, identificar os seus valores e que tipo de relação é estabelecida com o público.
A partir desta análise, é possível definir o que chamamos de "Proposta de Valor da Marca". Neste caso, o objetivo é mostrar como a marca deseja ser percebida por seus públicos e qual é o posicionamento que quer assumir no mercado. Somente com a avaliação do cenário atual é da definição da proposta de valor é que podemos iniciar os próximos passos.
Na arquitetura da marca, avaliamos como o portfólio deve ser organizado para proporcionar maior atratividade e sinergia. Para cada produto, há um público específico que deve ser atraído pela proposta de valor da marca. Por meio da "Experiência da Marca", precisamos planejar como potencializar a geração de valor em todos os momentos em que a marca se relaciona com os seus diferentes públicos.
Somente após toda esta análise e planejamento é que podemos iniciar a gestão da marca. E para que seja eficaz, a gestão deve envolver todas as pessoas da organização. É preciso definir como engajar e capacitar os profissionais de acordo com os princípios e as estratégias definidas para a construção de uma marca de valor.
Seguindo todas estas etapas, podemos afirmar que um projeto de branding é muito mais que a simples revisão de uma logomarca ou da avaliação de percepção de valor do consumidor. Um projeto de branding é essencial para ganhar market share, melhorar o relacionamento com o público, aumentar a percepção de valor da marca e, consequentemente, a otimização dos investimentos de comunicação e marketing. Ou seja, investir em branding é ganho de eficiência e de qualidade na gestão da organização.
A marca deve estar inserida no pensamento estratégico da empresa e em todas formas de relacionamento da organização com os seus diferentes públicos, a começar pelos próprios indivíduos que fazem parte desta organização. Muitas vezes é preciso implementar transformações que visam, exatamente, gerar aumento de performance e trabalhar a própria percepção de valor da marca.
O grande segredo é entender a relação da marca com o público. Para isso, o primeiro passo é compreender o que chamamos de "inspiração da marca". Ou seja, precisamos conhecer sua razão de ser, o seu propósito, identificar os seus valores e que tipo de relação é estabelecida com o público.
A partir desta análise, é possível definir o que chamamos de "Proposta de Valor da Marca". Neste caso, o objetivo é mostrar como a marca deseja ser percebida por seus públicos e qual é o posicionamento que quer assumir no mercado. Somente com a avaliação do cenário atual é da definição da proposta de valor é que podemos iniciar os próximos passos.
Na arquitetura da marca, avaliamos como o portfólio deve ser organizado para proporcionar maior atratividade e sinergia. Para cada produto, há um público específico que deve ser atraído pela proposta de valor da marca. Por meio da "Experiência da Marca", precisamos planejar como potencializar a geração de valor em todos os momentos em que a marca se relaciona com os seus diferentes públicos.
Somente após toda esta análise e planejamento é que podemos iniciar a gestão da marca. E para que seja eficaz, a gestão deve envolver todas as pessoas da organização. É preciso definir como engajar e capacitar os profissionais de acordo com os princípios e as estratégias definidas para a construção de uma marca de valor.
Seguindo todas estas etapas, podemos afirmar que um projeto de branding é muito mais que a simples revisão de uma logomarca ou da avaliação de percepção de valor do consumidor. Um projeto de branding é essencial para ganhar market share, melhorar o relacionamento com o público, aumentar a percepção de valor da marca e, consequentemente, a otimização dos investimentos de comunicação e marketing. Ou seja, investir em branding é ganho de eficiência e de qualidade na gestão da organização.
Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/como-construir-uma-marca-de-valor/27351/
US$ 700.000,00
US$ 1.000.000,00
Texto meu (csl):
Acima as garotas propaganda da MARCA SCHIN, para o CERVEJÃO, ou seja, para a DEVASSA, que lembra o que mesmo?
Algum apelo sexual?! A mim (índio), me lembra algo com conotação sexual, algo bem hard, intenso, que tira o fôlego, por sinal algo muito bom, já tive mulheres... (me lembrei da música do Martinho da Vila, muito pertinente na vida e muitos homens, e em especial na vida de Charlie Harper (two man and a half man).
Eu não tinha o blog quando da veiculação tanto do primeiro, quanto do segundo comercial, e com a compra da Schin veiculada hoje na mídia por US$ 3,95 Bilhões de Dólares, me chamou a atenção escrever algo, algo singelo, sem muita estapafúrdia (se é que eu posso usar esta palavra).
A história da Schin, poucos devem conhecer, assim como a história do Comandante Rolim Adolfo Amaro, da Tam, empresa fundada no interior paulista (Marília), no caso da Schin, no interior paulista (Itú).
Enfim, o que é um sonho senão, algo efetivamente que se pode realizar, quando se realmente quer realizar, basta para isso, trabalho, trabalho, trabalho e claro, aproveitar as oportunidades que aparecem, mais do que tudo isso, deverá ser UM SER REALIZADOR, e não ficar no mundo das idéias.
O Mercado é muito exigente, quando digo mercado, falo de consumidores e players, só sem mantém no mercado quem tem competência, até podem ficar por algum tempo, mas não por muito tempo, são pressionados ou sucumbem, por não conseguirem acompanhar o dinamismo do mercado ou são engolidos por seus players vorazes.
Administrar um negócio não é para qualquer pessoa, nem para qualquer grupo de pessoas, há que ser técnicamente preparado, há que se ter paixão, há que ser visionário.
Em 1939 nasceu a Schin, por ideologia de uma pessoa. Remanesceu a gestão para os filhos e primos, chegaram a 2a. maior cervejaria do Brasil, a considerar a posição que ocupam no Market Share (vulgo, fatia do mercado), sendo:
Ambev - 69,70 %
Schin - 11,58 %
Petropólis - 10,32 % e
Heineken - 8,40 % (Gigante Global)
Fonte: Numeros auditados pela Consultoria Nielsen
A Verba de Marketing no ano passado da AMBEV, foi somente de R$ 507 milhões, sendo que a verba do Grupo Petropólis para o ano base de 2011 será de modestos R$ 112 milhões.
O Mercado é muito exigente, quando digo mercado, falo de consumidores e players, só sem mantém no mercado quem tem competência, até podem ficar por algum tempo, mas não por muito tempo, são pressionados ou sucumbem, por não conseguirem acompanhar o dinamismo do mercado ou são engolidos por seus players vorazes.
Administrar um negócio não é para qualquer pessoa, nem para qualquer grupo de pessoas, há que ser técnicamente preparado, há que se ter paixão, há que ser visionário.
Em 1939 nasceu a Schin, por ideologia de uma pessoa. Remanesceu a gestão para os filhos e primos, chegaram a 2a. maior cervejaria do Brasil, a considerar a posição que ocupam no Market Share (vulgo, fatia do mercado), sendo:
Ambev - 69,70 %
Schin - 11,58 %
Petropólis - 10,32 % e
Heineken - 8,40 % (Gigante Global)
Fonte: Numeros auditados pela Consultoria Nielsen
A Verba de Marketing no ano passado da AMBEV, foi somente de R$ 507 milhões, sendo que a verba do Grupo Petropólis para o ano base de 2011 será de modestos R$ 112 milhões.
Para 2011 a verba da Ambev será de R$ 2 Bilhões, da Schin de R$ 1 Bilhão, sendo que na Schin R$ 100 milhões foi direcionado para o lançamento da Devassa. Isto posto mixaria o que foi gasto com a Paris e a Sandy, não?!
Bem, tem três própósitos este post, sendo:
1. Gestão é para cachorro grande, dê passagem ou seja ousado;
2. Marketing não é tudo e
3. Tudo, absolutamente tudo tem o seu preço, não tenho dúvida disso.
Bem, tem três própósitos este post, sendo:
1. Gestão é para cachorro grande, dê passagem ou seja ousado;
2. Marketing não é tudo e
3. Tudo, absolutamente tudo tem o seu preço, não tenho dúvida disso.
I may be physically absent, but I'm always there!
CSL
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